PML
A cerimônia de inauguração reuniu autoridades e familiares do professor Jocival Marchiori
A prefeitura de Linhares entregou no dia 19 a escola Jocival Marchiori, localizada no Residencial Rio Doce, perto do bairro Aviso. A unidade tem capacidade para atender 700 alunos. A cerimônia foi conduzida pelo prefeito Bruno Marianelli e pela secretária municipal de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato.
A inauguração contou com as presenças da mãe do homenageado, Vandira Pompermayer Marchiori, da cunhada Lúcia Silva Cunha Oliveira e do concunhado Nilson de Oliveira Júnior, além de amigos, lideranças políticas, religiosas, educadores, estudantes e populares.
A Banda Marcial Olímpio Bezerra, do colégio Emir de Macedo Gomes, fez uma apresentação sob o comando do regente Stefferson Correia Braga, e o Hino de Linhares foi executado por meio da cantora Dinorah Porto e do violonista, educador e escritor Neemias Felix.
As novas instalações começam a funcionar a partir do próximo ano. O prefeito Bruno Marianelli falou da alegria em poder estar no Residencial Rio Doce, uma comunidade que ele viu nascer, para entregar uma obra importante para a educação e para o futuro de tantas crianças e adolescentes da região.
A secretária Penha Valani destacou que a prefeitura fez muitos investimentos para Linhares avançar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “O governo municipal cuidou muito bem das áreas pedagógica e estrutural, ofertando ensino de qualidade”, frisou.
Com recursos de R$ 14 milhões em obras e mobiliário, a escola conta com 12 salas de aula e capacidade para atender 700 estudantes do ensino fundamental.
Além disso, conta com salas climatizadas, banheiros, pátios cobertos e ao ar livre, espaços para atividades extracurriculares, laboratórios e dependências administrativas e de planejamento.
Com a entrega, Linhares passa a contar com 96 unidades de ensino, entre centros de educação infantil e escolas de ensino fundamental.
Quem foi Jocival?
O educador Jocival Marchiori faleceu no dia 9 de abril de 2020, aos 55 anos, vítima do coronavírus. Muito admirado, esteve por mais de 25 anos à frente da escola Emir de Macedo Gomes, uma das mais tradicionais de Linhares.
Jocival começou a sentir os sintomas da doença depois de uma viagem. Foi atendido no Hospital Geral de Linhares no dia 29 de março e encaminhado no dia seguinte para o Hospital Roberto Silvares, em São Mateus. Ficou internado por dez dias e morreu por volta de 4h20 do dia 9 de abril de 2020.
A prefeitura decretou luto oficial de três dias, em razão da relevante trajetória de Jocival. O educador, que havia se aposentado um pouco antes, deixou a esposa Luzia Cunha, o filho Jordan e inúmeros parentes e amigos, além de expressivo legado na área educacional.
Vereador propôs homenagem
A homenagem ao educador Jocival Marchiori foi definida pela prefeitura após proposição encaminhada pelo vereador Messias Caliman, do PSD, por meio de projeto indicativo, no dia 8 de agosto deste ano.
De acordo com Messias, Jocival era um defensor do conhecimento e acreditava na educação pública de qualidade, no poder da juventude e na união desses dois fatores para mudar vidas.
O vereador destaca que o falecimento de Jocival deixou triste: familiares, alunos, ex-alunos, profissionais da educação, amigos e pais de alunos, além de moradores de Linhares de diferentes segmentos.
Messias registra que a proposição traduz o reconhecimento a uma pessoa que muito contribuiu para o município e que, em virtude de sua dedicação à educação, conquistou o respeito e a admiração da população.