Arquivo TERRAL
O governo municipal vai realizar estudo visando a implantação de cursos na faculdade pública de Linhares
A prefeitura vai realizar estudo de viabilidade com o objetivo de implantar novos cursos de graduação e ofertar pós-graduações na Faceli (Faculdade de Ensino Superior de Linhares). Essa é uma das propostas do plano de governo de Lucas Scaramussa, apresentado no ano passado durante a campanha eleitoral.
Criada em 2005, a Faceli obteve diversas conquistas no período 2013-2016 e depois experimentou oito anos (de 2017 a 2024) de poucas realizações. Em 2015, o Conselho Estadual de Educação (CEE) autorizou a faculdade a ofertar dois cursos de pós-graduação, nas áreas de Direito e Administração, e a realizar vestibular para o curso de Serviço Social.
Tais conquistas até hoje não saíram do papel e as vagas não foram oferecidas para a comunidade. Agora, o governo municipal promete envidar esforços para a manutenção e ampliação da instituição, quer torná-la uma referência no país e ressalta que isso só pode ser construído por meio de um amplo diálogo com a sociedade.
A administração de Linhares pretende ainda buscar parcerias externas, recursos e mecanismos eficientes para que a Faceli entregue cada vez mais ensino, pesquisa, inovação e qualificação para a comunidade.
PROPOSTAS PARA A FACELI
Pensando na Faceli como uma instituição de valor para Linhares, e na busca pelo acesso da população ao ensino superior, o governo municipal propõe:
- Reestruturar a legislação e o estatuto que regem o funcionamento da Fundação Faceli, mantenedora da faculdade;
- Criar um plano de comunicação efetivo, com o objetivo de divulgar a instituição;
- Elaborar o planejamento estratégico institucional da fundação e da faculdade;
- Investir na formação continuada e na valorização de carreira dos docentes e técnicos administrativos;
- Elaborar um planejamento estratégico para captação de recursos para a fundação (editais, leis de incentivo, parcerias público-privadas etc.);
- Ampliar as fontes de receitas da fundação;
- Instituir eleições para cargos de direção;
- Criar, em parceria com diversas instituições, o “Faceli Labs” ou HUB Faceli”, com o objetivo de explorar o potencial represado de inovação e empreendedorismo na comunidade acadêmica, por meio de uma incubadora de negócios que atenderá os alunos da instituição, habilitando-os para participação em editais públicos para captação de recursos de inovação;
- Incentivar e apoiar a criação de ligas acadêmicas temáticas;
- Modernizar os laboratórios existentes e viabilizar laboratórios temáticos (Finanças, Inovação etc.)
- Modernizar a biblioteca da faculdade;
- Realizar estudo de viabilidade para a cantina / local de refeição; e
- Realizar estudo de viabilidade para a implantação de novos cursos de graduação e pós-graduação.
PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Ainda para a educação superior, profissional e tecnológica, o plano de governo da atual administração propõe:
- Buscar parceria e cooperação técnica com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para ampliação e inclusão de novos cursos nas áreas de tecnologia, engenharias e demais cursos profissionalizantes no município;
- Buscar parcerias para a implantação de novos centros de ensino superior em Linhares (faculdades, universidades etc.); e
- Buscar parcerias para a modernização da Universidade Aberta do Brasil - UAB, viabilizando novos cursos de graduação e pós-graduação.
Faculdade gerou polêmica na época de sua implantação
Durante a implantação da Faceli, em 2005, muito se questionou a razão que levou a prefeitura de Linhares a custear uma faculdade, já que a Constituição Federal enfatiza que é de responsabilidade do município priorizar a educação da primeira infância ao ensino fundamental.
Porém, a Constituição não proíbe que os municípios tenham em sua estrutura governamental uma instituição superior, desde que cumpram o que determina a Lei das Diretrizes e Bases da Educação (Lei n° 9.394/1996), além de cumprir os percentuais adequados de investimentos da educação básica, por meio de fundos específicos, como o Fundeb.
O tempo passou e, quase 20 anos depois de sua criação, a Faceli segue contribuindo com o desenvolvimento educacional e profissional de Linhares. Conta com três cursos de graduação: Administração, Direito e Pedagogia, e oferece ensino público, gratuito e de qualidade.
Dispõe de ótimo desempenho, comprovado por intermédio das avaliações feitas pelo Conselho Estadual de Educação e dos resultados obtidos pelos estudantes nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outros aspectos positivos que colocam a Faceli numa posição de destaque.