Arquivo TERRAL

Eliana Dadalto tem sido incentivada por lideranças para concorrer em 2026
A ex-deputada estadual Eliana Dadalto (MDB) tem sido incentivada por lideranças partidárias para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições do próximo ano. Os dirigentes entendem que a sua possível candidatura é competitiva, podendo conquistar, além dos votos já fidelizados, o apoio de eleitores que em 2022 votaram em Lucas Scaramussa (Podemos) para deputado. Lucas foi eleito prefeito em 2024 e não vai concorrer em 2026.
Ocupando no momento a presidência da Associação de Prevenção e Atenção ao Câncer (Apac), Eliana se dedica a projetos sociais e por enquanto prefere não se manifestar. Mesmo assim, um partido já teria lhe oferecido o financiamento total de campanha, por meio do fundo partidário, e há articulação envolvendo apoiadores para que ela faça dobradinha com um político (pré-candidato a deputado federal) muito conhecido no norte capixaba.
Um ex-vereador acostumado a ler pesquisas eleitorais disse que teve acesso a um estudo encomendado no qual Eliana, considerando Linhares e região, aparece atrás apenas do ex-prefeito Guerino Zanon (PSD) nas intenções de votos, na disputa para deputado, em 2024. Teria contado a favor de Eliana a condição de ser conhecida, por já ter exercido vários cargos, e o fato ter “descansado a imagem”, pois não disputou os pleitos de 2022 e 2024.
Eliana ingressou no MDB no ano passado, após conversar com o vice-governador Ricardo Ferraço, principal liderança do partido no Espírito Santo. Ela já foi suplente de deputada federal de 2011 a 2012, vice-prefeita de Linhares de 2013 a 2014, deputada estadual na legislatura 2015-2019 e secretária de Assistência Social em duas gestões municipais. É muito ligada à igreja católica e participa, inclusive, do movimento da renovação carismática.