Domingo, 28 de abril de 2024

Palhaço Risadinha: um paulista que conquistou Linhares

Publicado em 11/12/2020. https://jornalterral.com.br/t-N76

Joaquim Gonçalves de Oliveira, o palhaço Risadinha, nasceu no dia 26 de dezembro de 1960 em Tambaú, São Paulo. Filho de trabalhadores rurais, ajudava os pais na lavoura e na ordenha de vacas, mas não era isso que queria. Desde criança sonhava em ser mocinho nos filmes de faroeste.

Na escola tinha o apelido de baixinho por ser o menor da turma, mas não se importava e era o mais brincalhão. Costumava transmitir alegria. E enquanto divertia a turma, pensava: “Um dia vou conseguir ser o mocinho nos filmes de cinema”.

Em 1974, com 14 anos, passou a morar em cidades maiores, até chegar a Porto Ferreira. No lugar, recebeu o apelido de Risadinha, em virtude das gargalhadas que dava. Matriculou-se na escola Djalma Forjaz e, incentivado pela professora de Português, Maria Inês, ingressou no grupo de teatro da escola.

No grupo, Risadinha participou de várias peças e conquistou prêmios. Anos mais tarde o grupo foi desfeito e ele começou a se apresentar sozinho.

Na década de 1980, aos 23 anos, mudou para Linhares e deu sequência à carreira artística, se destacando no município e região. Apresenta-se em variados locais e eventos e já protagonizou campanhas antidrogas e contra o bullying, mostrando como práticas erradas fazem mal às crianças e adultos.

Os bons projetos e ações fizeram com que o palhaço Risadinha fosse agraciado com o título de Cidadão Linharense e recebesse inúmeros elogios, firmando o seu nome na história de Linhares.

 

Daniel Porto – TERRAL

O palhaço Risadinha se destaca em Linhares desde a década de 1980

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.