Domingo, 28 de abril de 2024

Médica explica o que é linfoma de Hodgkin

Publicado em 06/09/2021. https://jornalterral.com.br/t-O6D

Hugo Boniolo

A médica Lorraine Juri fala sobre o câncer diagnosticado no comentarista esportivo Caio Ribeiro

O ex-jogador de futebol e comentarista esportivo Caio Ribeiro, de 46 anos, informou em suas redes sociais na sexta-feira (3) que está com câncer. Ele foi diagnosticado com um linfoma de Hodgkin, após descobrir um pequeno caroço na região do pescoço.

De acordo com Caio, a boa notícia é que ele tem 95% de chance de cura e que o corpo está respondendo muito bem ao tratamento. “Estou na penúltima sessão de quimioterapia. Estou forte, com a cabeça boa”, disse.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o linfoma ou doença de Hodgkin é um tipo de câncer que tem origem no sistema linfático, conjunto de órgãos e tecidos espalhados pelo corpo responsáveis por produzir e amadurecer as células de defesa do organismo. Formado por vasos e gânglios, ele também drena e filtra o excesso de líquido do corpo.

A médica Lorraine Juri explica que os sintomas se manifestam com a presença de linfonodos, que se apresentam como caroços ou ínguas nas regiões do pescoço, axilas e virilha. “A alteração costuma ser lenta e indolor. Dependendo de onde o câncer está localizado, o paciente pode ainda ter febre, perda de peso, fraqueza e aumento do volume do abdômen”, frisa.

Ela destaca que o diagnóstico do linfoma de Hodgkin é feito por meio de biópsia. A doença surge quando um linfócito (célula de defesa do corpo), mais frequentemente um do tipo B, se transforma em uma célula maligna e se multiplica de maneira descontrolada.

Conforme Lorraine Juri, as células malignas começam a produzir clones nos linfonodos e, com o passar do tempo, podem se disseminar para tecidos próximos. “Se essas células não forem tratadas, podem atingir outras partes do corpo”, acrescenta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o linfoma de Hodgkin em dois grupos: linfoma de Hodgkin clássico e linfoma de Hodgkin de predomínio linfocitário nodular (5% dos casos).

Existe ainda o linfoma não-Hodgkin, mas, segundo Lorraine Juri, eles são diferentes. “A diferença entre eles está na característica das células encontradas no tumor. Somente após a biópsia é possível fazer a diferenciação”, afirma.

 

Diagnóstico precoce

O Dia Mundial de Conscientização Sobre Linfomas é lembrado no dia 15 de setembro, e Lorraine Juri reforça a importância do diagnóstico precoce. “Quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores as chances de cura. Ao perceber um caroço ou íngua no pescoço, na axila ou na virilha, desconfie. Procure um médico, investigue”.

Caio Ribeiro contou que descobriu o câncer bem no início, durante uma sessão de fisioterapia preventiva para o joelho. Segundo ele, a profissional que o acompanha observou que havia um caroço no pescoço dele durante um alongamento. “Fui até o hospital, fiz exames, punções e saiu o diagnóstico”.

Segundo Lorraine Juri, a quimioterapia e a radioterapia são as duas principais formas de tratar o linfoma de Hodgkin. O tratamento leva em conta fatores como idade da pessoa, estado clínico geral, tipo e localização do linfoma.

Este tipo de câncer pode ocorrer em qualquer faixa etária, sendo mais comum entre adolescentes e adultos jovens (15 a 29 anos), adultos (30 a 39 anos) e idosos (75 anos ou mais), de acordo com o Inca. Os homens têm maior propensão à doença do que as mulheres. No país, 2.640 novos casos são diagnosticados por ano.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.