Domingo, 28 de abril de 2024

Empresa de Linhares mira o mercado internacional

Publicado em 27/05/2020. https://jornalterral.com.br/t-PJ3

Empresas capixabas buscam alternativas de crescimento e expansão dos negócios para alcançar o mercado internacional. Uma delas é a Cacahuatl, de Linhares, que tem o cacau como insumo para a produção de bebidas destiladas.

Essas empresas contam com a assistência do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Espírito Santo. A iniciativa é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes).

A Cacahuatl está concluindo a etapa de capacitações do PEIEX e vivencia uma estratégia voltada à apresentação internacional do potencial de suas bebidas, principalmente em feiras de negócios. Além disso, foca no estudo prospectivo de mercados e planejamento logístico e financeiro para a expansão comercial.

O sócio-diretor da empresa, André Luiz Carvalho Scampini, destaca que a expectativa é de que o produto, que está na fase de produção, já esteja no mercado em setembro deste ano. Ele comenta a experiência em participar do PEIEX-ES.

“Durante as capacitações, os extensionistas nos dão dicas, orientações e ‘abrem os nossos olhos’ para os processos fundamentais de exportação, principalmente nas questões tributárias, contábeis e de precificação dos produtos”, disse.

Scampini afirma que fez contato com possíveis clientes em feiras de países da Europa e América do Norte. “O nosso produto tem potencial para o comércio exterior. Percebemos que o mercado internacional é exigente e a demanda é alta. Por isso, atenderemos às normas e exigências inerentes ao processo de exportação”.

 

Sedes

A Cacahuatl tem o cacau como insumo para a produção de bebidas destiladas

 

Empresa

No norte do Espírito Santo os atendimentos às empresas contam com o apoio do técnico extensionista Daniel Sardenberg Lins. Para ele, a Cacahuatl tem a capacidade de aliar a tradicional cacauicultura linharense com a inovação aplicada ao processo de destilação de bebidas.

“A Cacahuatl apresenta potencial para expansão e fortalecimento da cadeia produtiva do cacau. Ela tem a expectativa de alcançar o mercado internacional e, inclusive, vem tendo sucesso na identificação de parceiros comerciais”, pontua Lins.

O subsecretário de Estado para Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Sedes, Gabriel Feitosa, comemora os resultados alcançados pelo programa. Para ele, é gratificante ver empresas capixabas enxergando oportunidades de crescimento e uma forma de avançar em vendas não só dentro do Brasil.

“A gente observa que o PEIEX cumpre seu objetivo de capacitar as empresas capixabas para a exportação e de diversificar a nossa pauta exportadora”, frisa Gabriel.

 

Sedes

A Cacahuatl apresenta potencial para expansão e fortalecimento da cadeia produtiva do cacau

 

PEIEX e Apex-Brasil

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) oferece às empresas, de forma gratuita, orientação técnica sobre as melhorias que a organização deve implementar para comercializar produtos e serviços no mercado internacional.

Já a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A agência apoia, atualmente, cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.