Os empreendedores da bacia do rio Doce contam com um catálogo de produtos artesanais on-line, desenvolvido especialmente para o Dia dos Namorados. Criado para fomentar a economia local por meio de mídias digitais, o projeto envolve 21 participantes.
A iniciativa contempla produtores, artesãos e pequenos comerciantes de municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), atendidos pelos programas da Fundação Renova. São ofertados produtos como bolsas, peças em madeira, doces, cestas de café da manhã especiais, roupas, enxovais, aromatizadores, objetos decorativos e acessórios.
A ação desenvolvida pelo Programa de Economia e Inovação da Fundação Renova integra a marca “Força Rio Doce”, lançado em 2019, para estimular a compra de produtos com moradores de municípios impactados. Foram criados para cada um dos participantes perfis nas redes sociais, contas de e-mail corporativo, WhatsApp comercial e peças para gráficas digitais para divulgação dos produtos.
Os contatos são importantes, pois facilitam a negociação entre produtor e consumidor, sem a necessidade de intermediários. Também foram feitas capacitações com orientações sobre precificação dos produtos.
De acordo com Andréa Furtado, analista de Economia e Inovação, a ideia é que os valores sejam negociados diretamente entre produtor e consumidor, considerando o prazo para entrega e a quantidade de produtos a ser adquirida. “Isso permitirá fomentar o comércio local e gerar oportunidade de renda em meio à crise”, afirma.
A analista ressalta que a Fundação Renova não tem participação nas negociações e na logística de entrega, que ficam a cargo do produtor e comerciante.
Além desse projeto, outras iniciativas estão disponíveis na plataforma Como Ajudar na Pandemia, uma rede colaborativa criada para amenizar os impactos econômicos e sociais neste período.
Divulgação