Daniel Porto - TERRAL
A coluna estima a reeleição de 5 a 7 vereadores para a legislatura 2025 - 2028
As eleições de outubro se aproximam e a disputa pelas 17 vagas na Câmara de Linhares será acirrada. A coluna Na Fonte que é publicada pelo Jornal TERRAL no YouTube projeta cerca de 70 candidatos competitivos e estima a reeleição de 5 a 7 vereadores para a legislatura 2025 - 2028, dependendo das acomodações partidárias e do desempenho de cada um.
A análise é feita levando em conta eleições anteriores e informações. Em 2020, por exemplo, mais de 60 candidatos tiveram de 350 votos para cima e são considerados competitivos. A chegada de novos concorrentes não deve alterar o cenário, pois equivale aos postulantes anteriores que não disputarão neste ano.
A projeção em torno do número de vereadores que deve se reeleger também se baseia em pleitos anteriores e informações. Dos 13 vereadores eleitos em 2016, apenas três foram reeleitos em 2020 – e havia 17 vagas disponíveis. Ou seja: em tese, mais chance de vitória. Dos 17 eleitos em 2020, pelo menos quatro não devem disputar a reeleição.
Dois nomes deixaram o legislativo por questões legais: Valdir Maciel e Waldeir de Freitas, e dois afirmam que não serão candidatos: Tarcísio Silva e Edimar Vitorazzi. Além deles, o professor Antonio César está cotado para concorrer a prefeito e Roque Chile é citado como um dos possíveis companheiros de chapa do prefeito Bruno Marianelli.
Muita coisa ainda vai ocorrer na câmara até as eleições de outubro. Porém, levando em conta o panorama atual, dos 13 vereadores que provavelmente tentarão a reeleição, a coluna prevê a vitória de 5 a 7. A oscilação vai ocorrer em razão de fatores como acomodação partidária, o desempenho eleitoral dos postulantes e se a sigla terá chapa completa.
Em Linhares, cada partido poderá lançar até 18 candidatos a vereador e as vagas deverão ser preenchidas respeitando as cotas de gênero – mínima de 30% e máxima de 70%. Em 2020, PV e Rede elegeram três representantes cada. MDB e DC, dois cada. Sete siglas conseguiram eleger um vereador: PSDB, Podemos, PDT, PTB, PSC, Republicanos e PSB.
De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral, processados em janeiro do ano passado, Linhares conta com 118.275 eleitores, sendo 56.455 homens, 61.690 mulheres e 130 não declarados. Clique aqui e acompanhe a coluna Na Fonte publicada pelo Jornal TERRAL no YouTube.