TERRAL
Grupo de Linhares em Canela (RS), em frente a Catedral de Pedra, eleita uma das Sete Maravilhas do Brasil
O Jornal TERRAL comemora 32 anos no próximo dia 29/11 (terça-feira) e a D. Porto Editora, responsável pelo jornal e site jornalterral.com.br, como faz todos os anos, promove ações que contribuem de alguma forma com os moradores de Linhares e região. Neste ano, finaliza um estudo com propostas e informações relevantes que visam incrementar o turismo regional.
De acordo com o jornalista Daniel Porto, diretor do TERRAL e da D. Porto Editora, o levantamento inclui conhecimentos adquiridos no próprio município, cidades vizinhas e em viagens para a Bahia, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O estudo propõe políticas públicas consistentes e será entregue a prefeituras, câmaras e para entidades de diversos segmentos.
O jornalista ressalta que já existem estudos sobre o assunto. “Participo há anos de algumas iniciativas e tive acesso a projetos interessantes como estagiário da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg). Porém, pouca coisa é colocada em prática. Vamos tentar envolver a sociedade organizada para que o estudo em curso saia efetivamente do papel”
Para realizar o levantamento, representantes da D. Porto Editora circularam por todo município de Linhares, visitaram cidades do Espírito Santo, como Vitória, Santa Teresa, São Mateus (Guriri) e Conceição da Barra, e o sul da Bahia, com destaque para Porto Seguro e região. Também estiveram nos três estados do sul do país.
No Paraná, a prioridade foi Foz do Iguaçu, com esticadas até o Paraguai e a Argentina. Em Santa Catarina o giro incluiu Balneário Camboriú, o Morro do Careca, Itajaí, o Rio Itajaí-açu, Navegantes e Penha. No Rio Grande Sul, as cidades visitadas foram Porto Alegre, Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Canela e Gramado.
Daniel Porto registra que as cidades citadas dedicam atenção especial ao turismo: “Trata-se de uma indústria sem chaminé altamente lucrativa, mas que precisa ser trabalhada de forma profissional. Linhares e região, com tantos recursos naturais, ainda estão longe de ter expertise nessa área. É preciso ter humildade para aprender e disciplina para fazer o que é necessário”, destaca.