Divulgação
Bruno Marianelli (E) foi empossado na quinta (31/3) após renúncia de Guerino Zanon
A prefeitura de Linhares tem novo titular: o administrador Bruno Margotto Marianelli (Republicanos) tomou posse na noite de quinta-feira (31/3), na câmara municipal, após renúncia de Guerino Luiz Zanon. A cerimônia contou com a presença de profissionais da imprensa, secretários municipais, lideranças comunitárias e representantes de entidades.
Bruno havia assumido como vice-prefeito em 1º de janeiro de 2021 e ficará dois anos e nove meses à frente do executivo – o mandato vai até 31 de dezembro de 2024. Ao discursar, frisou que as conquistas alcançadas com trabalho e dedicação das equipes de gestão e da população tornaram Linhares um município forte e sustentável.
O novo prefeito pontuou que conhece os desafios e que a responsabilidade é grande. Ele acrescentou que os anos de gestão pública dão segurança para manter Linhares no caminho do crescimento. “Continuaremos essa caminhada com determinação e coragem, e contando com as mãos competentes dos servidores e a participação da população”, ressaltou.
Ao deixar o cargo, Guerino Zanon relembrou a sua trajetória à frente da prefeitura e as cinco vitórias que obteve para prefeito, em 1996, 2000, 2008, 2016 e 2020. Frisou que confia na continuidade dos projetos sob a liderança de Bruno Marianelli e que pretende dar a sua contribuição nas eleições de outubro, que considera de extrema importância para o futuro do Espírito Santo.
A renúncia ao cargo ocorreu na câmara de Linhares, local no qual, na segunda-feira (28/3), os vereadores instalaram uma comissão processante para apurar ato de improbidade administrativa que teria sido cometido por ele (Guerino), conforme denúncia apresentada pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Linhares (SISPML).
Denúncia à parte, essa é a terceira vez que Zanon renuncia a um mandato eletivo. Em 2008 e 2016 ele deixou o cargo de deputado estadual para assumir a prefeitura de Linhares; agora, sai do executivo e deve disputar as eleições de outubro próximo.
Além das cinco vitórias para prefeito, Guerino ganhou duas vezes para deputado estadual: em 2006, renunciando em 2008, e em 2014, renunciando em 2016. Nas duas últimas eleições que disputou, ambas para prefeito, recebeu 59.147 votos em 2016 e 41.581 votos em 2020.
Zanon também contabiliza uma derrota nas urnas: para prefeito, em 2012, para Nozinho Corrêa.