A reabertura completa das atividades comerciais e o avanço da vacinação no país aquecem as vendas para o Dia dos Pais. De acordo com levantamento realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, 67% dos consumidores pretendem comprar presentes neste ano.
O número representa um aumento de nove pontos percentuais em relação a 2020. Isso significa que 107,7 milhões de pessoas devem comprar presentes para entregar a seus entes queridos no próximo domingo (8), retornando ao patamar pré-pandemia.
Cada consumidor pretende gastar, em média, R$ 207,52. Com isso, estima-se movimentar no comércio cerca de R$ 22,35 bilhões, um crescimento de 25% em relação a 2020, sem considerar os efeitos da inflação.
O brasileiro parece também estar se sentindo mais seguro para voltar às compras presenciais. Quase metade dos consumidores (47%) afirmou que se sente em segurança para realizar compras em lojas de rua, um aumento de 18 pontos percentuais em comparação ao ano passado.
Para representantes lojistas, o cenário de vacinação tem trazido ao país uma sensação de mais segurança para que a população realize suas atividades, e o varejo conta com a data para aumentar as vendas após um ano difícil para o setor.
A CNDL considera o Dia dos Pais um termômetro para o início do processo de contratação da mão de obra temporária no segundo semestre. Ressalta ainda que a expectativa é realmente de uma retomada econômica.
Arquivo TERRAL
Pesquisa mostra que 47% dos consumidores se sentem em segurança para realizar compras em lojas de rua