Cada pessoa tem uma forma de perceber um fato. Depende das singularidades de cada um. Com a emoção não é diferente. Qual a melhor forma para passar pelos acontecimentos sem causar ainda mais danos? Seríamos reféns de nossas emoções?
Podemos citar aqui três tipos de reação:
- Comoção desenfreada – Falta de controle sobre a emoção gerada e, na ânsia de resolver o problema, prejudicamos ainda mais o estado emocional;
- Negação – Confronto entre o real e o imaginário;
- Aceitação – Aceitar que não temos controle sobre os pensamentos que surgem e aí redirecionamos a emoção de forma saudável à situação vivenciada.
As emoções não são boas nem ruins. O grande problema é como controlar os pensamentos que, por sua vez, geram as emoções e o destino que vamos dar a cada um deles.
Por ser espontânea, a emoção não dura muito tempo, a não ser que seja alimentada pela mente e pela vontade de mantê-la presente. Daí a necessidade de examinarmos os nossos pensamentos.
Sentimento de raiva, mágoa ou rancor pode significar que um limite foi ultrapassado e que é preciso lidar com ele rapidamente. Se o sentimento for alimentado com pensamento negativo, se transforma em um grande e perigoso vilão para a saúde emocional.
O sentimento alimentado de forma errada cede lugar à amargura. Se a reação emocional vier acompanhada da vergonha de tal sentimento, a tendência do ego é tentar se proteger, bloqueando a emoção e enviando-a para o inconsciente, onde ficará armazenada até que outras emoções a traga de volta.
Todas as nossas emoções estão interligadas. Se negamos as emoções dolorosas, enterramos as emoções agradáveis, resultando em um entorpecimento emocional.
É preciso identificar cada uma de nossas emoções e aprender a canalizá-las para uma atitude positiva. Lembramos sempre que Deus pode nos ajudar a curá-las e a restaurá-las.
Cuide-se! Viva a vida de maneira saudável, um dia de cada vez, na certeza de que Deus tem todas as respostas. Ele é o porto seguro quando as ondas estiverem balançando o barco.
Márcia Maria Nicolini é Psicanalista e Practitioner em PNL
Tem como público alvo pessoas na melhor idade.
Fones: 27 3151 6097 / 99898 9737