Arquivo TERRAL
A Proteinorte é uma das empresas que investem em Sooretama
Atuando em parceria com o governo do Estado, a prefeitura de Sooretama procura empreendedores e mostra as vantagens de se instalarem no município. O programa Invest-ES, por exemplo, oferece benefícios e incentivos tributários.
O trabalho rende resultados consistentes e satisfatórios, atraindo empresas como a Ilumatic, especializada em tecnologias de iluminação, e a Luminae Energia, referência em eficiência energética na América Latina. Ambas já operam em Sooretama.
A multinacional Petro Oil, voltada para a área de petróleo, comércio, transporte, distribuição e refinaria, vai se instalar perto da base da Eco 101. Por enquanto, ocupa instalações provisórias até que as definitivas fiquem prontas.
A Proteinorte Alimentos, uma das maiores indústrias de origem avícola do Espírito Santo, faz um investimento de R$ 30 milhões em Sooretama, na implantação de uma unidade incubadora para a produção de pintinhos.
A Eisa (Empresa Interagrícola S/A) adquiriu uma área e também vai se instalar no município, a exemplo da DM, respeitada empresa do ramo de café, e da Multilaser Industria S/A, que teve o projeto aprovado no Invest-ES. A Itatiaia é outra que inova, ampliando o seu parque fabril.
A Indústria Alimentícia Maratá conta com 16 unidades no Brasil e também está investindo em Sooretama. Ergueu uma estrutura metálica perto da Itatiaia e vai iniciar a fase de montagem. O grupo Maratá é de Sergipe e existe há mais de 50 anos, atuando nos mais variados segmentos.
A Costanox, empresa com sede em São Paulo que produz aço inox, construiu um galpão no bairro Vale do Sol e no momento instala equipamentos para começar a operar. Outra empresa, a Doce Vida Comércio de Frutas, já está em funcionamento.
Em virtude da geração de vários empregos, a prefeitura oferece cursos por meio do Qualificar-ES, programa criado pelo governo do Estado que promove a capacitação profissional e tem sido útil em Sooretama, formando trabalhadores em diversas áreas.
Em muitos casos, as vagas ofertadas pelas empresas são compatíveis com os cursos, beneficiando aqueles que participam do programa.