Sexta-Feira, 19 de julho de 2024

Gestão de si

Publicado em 15/05/2024. https://jornalterral.com.br/t-YBr3

Por José Cacildo Vasconcelos

Divulgação

Termos e conceitos levam a mudanças no campo profissional e na vida pessoal

A década de 1980 foi marcada pela implementação dos primeiros programas de planejamento estratégico central das organizações e pela demanda de termos e conceitos direcionados para vários pontos da vida, em especial o profissional e o pessoal.

No campo profissional, a maioria das pessoas se preocupa em se manter atualizada para conseguir seu espaço no mercado de trabalho. No aspecto pessoal, parte significativa se confunde com os coaches que muitas vezes se contrapõem, deixando em dificuldade quem procura esse tipo de ajuda.

Até o fim dos anos 1950 os treinamentos de valores e a administração da nossa vida eram a longo prazo, na convivência diária e no amor e respeito aos pais, e estes tinham exclusividade sobre o tema. Após esse período, houve uma tentativa de inovação.

Então, no início do século XXI apareceram os especialistas da vida alheia, que não conhecem a história, não sabem das particularidades que deveriam permear os caminhos da vida, ou seja, terceirizaram o que não deveriam, pois todas as consequências quem paga somos nós e quem nos ama.

Da geração X (compreende os nascidos entre 1965 e 1981) em diante quiseram corrigir o que eles pensaram ser erros das gerações anteriores, e na maioria dos casos o resultado não foi satisfatório. Há dúvida entre copiar o que deu certo ou tentar criar conceitos que ninguém pode prever os resultados,

Como fazer a gestão da própria vida, da profissão, da escolha da pessoa que se pretende viver o resto da vida, dos valores a se continuar propagando para seus descendentes? Não há outro caminho a não ser refletir em resultados, não em teoria.

Família é tudo, e quem a descarta está apostando no improvável. Por que acreditar numa mentira que o agrada ou na teoria de um estranho, se temos a verdade de quem o ama, o edifica?

Cabe na abordagem em tela uma frase do escritor norte-americano Selwyn Duke: “Quanto mais a sociedade se distancia da verdade, mais ela odeia aqueles que a falam”.

 

José Cacildo Vasconcelos

Consultor empresarial

Instagram: @cacildoconsultor

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.