Segunda-Feira, 29 de abril de 2024

Coisas do Pontal #1

Publicado em 21/02/2020. https://jornalterral.com.br/t-Yv3

PONTAL DO IPIRANGA: 30 ANOS CONCRETOS DE UMA BRILHANTE IDEIA DE SUCESSO!

Era 31/12/1979 e eu estava lá! Barraqueiros como Karlitu's (Sabás), Juvenil (in memoriam) e muitos outros foram convocados a participar e abrilhantarem com suas barracas ou trailers a "Primeira Festa de Iemanjá" do ainda publicamente desconhecido Pontal do Ipiranga. Foi bom e inusitado, mas a ideia não prosperou naquele momento.

Dez anos depois, a mesma ideia toma forma por intermédio da robusta vontade, coragem e dinamismo do então prefeito Luiz Durão. Estava assim lançada a pedra fundamental do mais novo e promissor balneário do norte do Espírito Santo.

Ainda em 1989, o prefeito Luiz Durão disponibilizou o primeiro trio elétrico e condução gratuita para promover o primeiro encontro carnavalesco, com o objetivo de apresentar e divulgar o que seria o mais importante balneário do norte do estado, o Pontal do Ipiranga. Tudo consumado!

Em 1990 o nosso querido balneário passa a atrair centenas e até milhares de pessoas, entre artistas, políticos e todo tipo de turistas, a fim de satisfazerem suas curiosidades a respeito do ainda primitivo, e consequentemente destacado, por seu diferencial geofísico, ambiental, além de características pouco comuns aos demais balneários, como: faixa de proteção por restinga, superfície plana, ruas e avenidas de traços modernos etc.

Graças a pessoas como a artista Nice Avanza e outras por ela requisitadas e capitaneadas, em tempo recorde o Pontal do Ipiranga tornou-se uma das praias mais conhecidas e bem frequentadas do estado, o que se deve também significativamente à presença da Petrobras, que tem seu papel importante financeiramente em qualquer comunidade onde atue.

Dada a largada, como uma festa permanente, o Pontal do Ipiranga foi reconhecido por turistas vindos de todos os lugares do Brasil e até do exterior, e passou a exercer seu papel de destaque por seus bons carnavais e festas como o "Forró Pontal". E esses eventos, juntos, viabilizaram a presença de vários dos maiores ídolos nacionais, como: Gilmelândia, Michel Teló, Lucas Lucco, Dominguinhos, Elba Ramalho, Falamansa e por aí vai....

Nestes apenas 30 anos muito aconteceu por aqui e continua acontecendo, já que o desenvolvimento do Pontal é constante e a cada dia é escolhido como uma das praias mais promissoras em crescimento, pela sua paz e pelas belezas naturais que ornamentam a simplicidade da sua imagem, refletindo uma mistura de primitivismo com a modernidade.

Como nem tudo são flores, o Pontal do Ipiranga também amarga o descaso, o desrespeito, a omissão e indiferença de políticos e seus grupos que pretensiosamente gostariam de se aproveitar do intenso brilho que o Pontal reflete para consolidarem suas campanhas, o que é quase impossível, já que por aqui a maior estrela é e será sempre o Pontal do Ipiranga – com a sua independência solitária.

Alusões, comentários e elogios à parte, o balneário Pontal do Ipiranga tem se solidificado a cada dia em razão do trabalho e dedicação de sua comunidade simples, sempre pacata, ordeira e que não abre mão do que lhe é devido em troca do que lhe é oferecido, embora pareçamos satisfeitos com decisões entre quatro paredes com abrangência a toda comunidade pontalense.

Enfim; estamos vivos, felizes e prontos pra receber, doar e festejar os "30 ANOS DO CARNAVAL PONTALENSE". Viva! Está tudo bom, mas pode ser melhor! Parabéns, Pontal e Pontalenses, pela perseverança, inteligência e pela forma de colaborar na condução ao sucesso desta maravilha largamente conhecida como Pontal do Ipiranga em 30 ANOS.

 

ANTES E DEPOIS: Nice Avanza, um divisor de águas no desenvolvimento artístico e cultural pontalense até sua morte em 15/05/1999

 

Aspectos dos primeiros anos do Pontal do Ipiranga sob a ótica do fotógrafo José Antônio Pinheiro (GIRI). Entre eles, o primeiro trailer com passarela montado na praia e pertencente ao Bar Ecológico, sob direção de Nice e Zé Augusto Avanza.

 

Dona Clara, o mais expressivo destaque no primeiro desfile "Banho de mar à fantasia" do extinto Bloco Careba

 

Cenas de moradores da comunidade abrilhantando alegremente o primeiro desfile do extinto Bloco Careba, em 1997

 

Jonas Rodrigues, o carnavalesco Sury (criador da tartaruga mascote do bloco), Daísa e Agnus, todos, juntamente com Carlos A. Nascimento e Nice Avanza, fundadores do Bloco Careba, extinto após a morte de NICE, em 1999

 

 

Bloco Pé Inchado

O Bloco Pé Inchado foi o primeiro com batucada a desfilar pelas avenidas do Pontal. Era comandado por Ademir Teixeira, sobrinho de Nice Avanza, e sua esposa Clemida.

Tinha a peculiaridade de reunir 80% dos seus componentes oriundos de Vila Velha.

 

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.