Segunda-Feira, 29 de abril de 2024

Para a Aderes, conhecer o mercado é fundamental para abrir um negócio

Publicado em 30/08/2020. https://jornalterral.com.br/t-YxE

Para o sucesso de qualquer negócio é necessário conhecer e entender o mercado em que está inserido. Para isso, especialistas falam sobre a importância de realizar uma pesquisa de mercado. O assunto é abordado pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) em programa semanal transmitido pela Rádio ES.

De acordo com a diretora administrativa e financeira da Aderes, Sandra Aragão, abrir um negócio ou mudar o produto ou serviço leva o empreendedor a ter incertezas e insegurança. Por isso, a orientação é realizar uma pesquisa de mercado antes de qualquer decisão. “A pesquisa de mercado é uma ferramenta útil no momento de definir as estratégias de negócio a fim de diminuir riscos”, frisa.

Conforme Sandra, com os dados da pesquisa, é possível conhecer o cliente e definir o público-alvo e a concorrência, avaliar fornecedores e analisar outras informações fundamentais para um empreendedor existir.

O especialista em empreendedorismo, mestre em economia e professor universitário Adriano Salvador ressalta que todo empreendedor precisa conhecer o mercado no qual vai atuar, quem são seus clientes, quais hábitos têm, onde estão e como alcançá-los. Ele alerta que não é correto começar um negócio e só depois buscar entender o mercado e o cliente.

“A chave para o sucesso de um negócio está na rapidez de estratégias e tomadas de decisões táticas. Vai ter sucesso no mercado quem oferecer o melhor serviço no tempo mais rápido, com diferenciais competitivos. Porém, o empreendedor só consegue alcançar esses pontos se conhecer o mercado que está inserido”, afirma.

Para Suellen Berger, consultora para empresas que buscam a transformação digital, o empreendedor precisa ter o olhar voltado para o mercado. "Você não pode ir para um mercado que não está pronto para te receber. Tem alguns negócios que saem da periferia e dão errado”, exemplifica.

 

Secom-ES

Sandra Aragão: “Abrir um negócio ou mudar o produto ou serviço leva o empreendedor a ter incertezas e insegurança”

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.