Daniel Porto - TERRAL
Messias Caliman observou as condições da ponte em Jacatiá, interior de Linhares, e encaminhou requerimento à prefeitura pedindo a sua reconstrução
O vereador Messias Caliman (Rede) dedica parte do mandato para percorrer o interior de Linhares e interagir com lideranças e populares. Assim que toma conhecimento das demandas das comunidades, procura atendê-las por meio de requerimentos e reuniões com representantes da prefeitura e de outros órgãos públicos.
No fim da semana passada o vereador conversou com moradores de Bagueira, Chapadão das Palminhas, Santa Hilário, Japira, Palmas, Jacatiá, São Judas e São Rafael (sede). Em Jacatiá, ouviu produtores rurais e encaminhou pedido à prefeitura visando à reconstrução de pontes e o cascalhamento das estradas que dão acesso à sede da localidade.
Em São Judas, visitou o parreiral dos irmãos Aloir e Giovani Rigoni e participou da exposição e comercialização de cafés especiais torrados e moídos produzidos na região. Além disso, prestigiou o evento festivo promovido pela comunidade, que incluiu dança italiana, música ao vivo, passeio ciclístico, torneio de bocha e quadrilha.
Foto: Alciene Rosa
O vereador Messias Caliman com a esposa Lucilene Frigini e amigos prestigiando as ações realizadas em São Judas, distrito de São Rafael, no fim de semana
Programa
Preocupado em fortalecer o setor cacaueiro, Messias Caliman apresentou no mês passado projeto indicativo à prefeitura que propõe a criação do programa de capacitação para fabricação dos produtos derivados do cacau e a criação da semana de exposição dos produtos de Linhares.
Messias destaca que o Espirito Santo é o terceiro maior produtor de cacau do país e Linhares é o maior produtor capixaba. Ao justificar a iniciativa, frisa que o programa vai fomentar o comércio e gerar mais opção de emprego e renda.
De acordo com o vereador, o cacau ganha cada vez mais espaço na culinária, com a versatilidade dos produtos originários da fruta. “Por essa razão, entendemos que o curso de capacitação para fabricação de produtos derivados do cacau representa um avanço para o crescimento da economia no setor”, finaliza.