Segunda-Feira, 29 de abril de 2024

Azulinho News de quinta-feira, 16 de abril de 2020

Publicado em 16/04/2020. https://jornalterral.com.br/t-ZVk

Auxílio Emergencial gera filas enormes em agências da Caixa Econômica Federal de Linhares

Um dos cenários mais vistos neste tempo de enfrentamento á pandemia do coronavírus é o de filas em bancos. Enquanto a semana passada ficou marcada por saques de salários e pagamentos de contas, esta tem registrado outros motivos para levarem um grande volume de pessoas ás agências. As filas extensas despertam a atenção. Com o aumento dos casos de Covid-19 em março e as consequentes medidas para conter o avanço da doença, segmentos do comércio sofreram restrições. Isso tem causado demissões, motivo que tem levado muitas pessoas ás filas de agências da Caixa Econômica Federal para dar entrada no processo de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço(FGTS) e retirada do Auxílio Emergencial.
Na agência da Caixa, na avenida Nogueira da Gama, no Centro, não foi diferente. Na manhã desta quarta-feira(15), o Azulinho contabilizou mais de 50 pessoas na espera. Em alguns pontos na fila, na extensão da Nogueira da Gama, foi possível observar um distanciamento entre as pessoas. No entanto, ao dobrar a esquina, na rua Capitão José Maria, havia uma aproximação maior delas.
Muitas vezes, a necessidade e até a falta de informação têm levado pessoas ás agências bancárias, formando aglomerações. Questionado sobre o motivo da ida ao banco, no Centro, o pedreiro Douglas Nunes Bimbato, de 31 anos, residente no bairro Interlagos, comentou ter ouvido sobre o Auxílio Emergencial e que foi prá ver se tem direito. Porém, relatou que não tinha feito nenhum cadastro antes, nem pelo site nem pelo aplicativo.
O Auxílio Emergencial também tomou casos na agência da Caixa Econômica, no bairro Conceição, com pessoas que ainda estão em processo de análise, mas que, mesmo assim, buscam os bancos para conferir se conseguiram.
Não há dados disponíveis a respeito de quantos linharenses foram contemplados pela primeira fase do pagamento do Auxílio.

 

Segunda etapa de vacinação contra a gripe começa nesta quinta(16) em Linhares

A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares dará início nesta quinta-feira(16) á segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta etapa, a imunização irá contemplar as pessoas com doenças crônicas. A vacinação vai acontecer em 35 Unidades Básicas de Saúde, com atendimento de 7h ás 17h. Os profissionais que integram os grupos de risco também devem procurar qualquer Unidade de Saúde para serem imunizados. O município de Linhares superou na primeira etapa a meta de vacinação de idosos recomendada pelo Ministério da Saúde, que era de 90%. Foram vacinados mais de 100% da população acima de 60 anos. Mesmo com o início da segunda etapa, os idosos que ainda não foram imunizados continuarão sendo atendidos em domicílio. Nesta segunda fase da campanha, a imunização segue até 8 de maio.

 

Repartições públicas de Linhares ficam fechadas na segunda(20) e na terça-feira(21)

As repartições públicas do Executivo Municipal estarão fechadas na próxima segunda(20) e na terça-feira(21), em virtude do dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado, que será feriado em todo o território capixaba, conforme lei sancionada pelo governador Renato Casagrande.
O feriado acontece na segunda-feira, oitavo dia posterior ao Domingo de Páscoa, neste ano em 20 de abril. Já na terça-feira, dia 21, é feriado do Dia de Tiradentes, por isso também não haverá atendimento ao público.
A medida exclui os órgãos que trabalham em regime de escala e os serviços que não permitem paralisação, como o Hospital Geral de Linhares (HGL) e os serviços de emergência via 153, da Guarda Civil Municipal, além da Central de Ambulâncias e a Defesa Civil Municipal.
Além destes, também funcionarão normalmente as quatro unidades de saúde 24 horas referência no atendimento a pacientes com sintomas e suspeitos do coronavírus: Caic, no bairro Interlagos; Planalto; Bebedouro, no interior do Município, e a UPA 24 Horas, no bairro Shell, que é a Unidade Sentinela do Município durante a pandemia.

Guarda Municipal

As equipes mantêm trabalho de rotina aos finais de semana e em todos os feriados. O telefone de denúncias é o 153.

Defesa Civil

Realiza plantão 24 horas, com atendimentos de emergências pelo número (27) 99983 5661.

HGL

O Hospital Geral de Linhares funciona normalmente.

Central de Ambulâncias

A Central de Ambulâncias também mantém os serviços em pleno funcionamento por meio do telefone 156.

 

Oficinas mecânicas de Linhares sentem impacto, mas garantem conserto de veículos na pandemia

A circulação de alimentos e remédios, as operações policiais, o deslocamento de pacientes e do pessoal da saúde, entre outras atividades essenciais, dependem do transporte rodoviário. É aí que entra o papel das oficinas mecânicas, responsáveis pela manutenção de caminhões, carros e motos.
E como outras atividades econômicas, as oficinas mecânicas também sentem os efeitos da pandemia da Covid-19. Mas garantem que seguirão trabalhando, adotando medidas para preservar empregos e a saúde de seus colaboradores.
Em Linhares, os empresários do setor afirmam que o impacto maior foi no serviço de reparos de colisões, já que há pouca demanda porque com menos carros nas ruas, acontecem menos acidentes. Disseram também que as revisões caíram pela metade. Os empresários explicaram ainda que alguns estabelecimentos chegaram a ter problema de abastecimento de peças no início da pandemia, mas foi logo resolvido.
Em Linhares, por enquanto, não há notícia de que algum funcionário de oficina mecânica tenha testado positivo para a Covid-19 e, por consequência, afastado do trabalho.
O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do ES estima que haja 2 mil oficinas mecânicas atuando no Espírito Santo, gerando 24 mil empregos diretos.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, carro e atividades ao ar livre

 

 

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.