Domingo, 28 de abril de 2024

A rica e envolvente história de Jacy Roque Pratti

Publicado em 30/12/2023. https://jornalterral.com.br/t-ZkE

Fotos: Divulgação e Arquivo TERRAL

Jacy Roque Pratti e a sua linda trajetória como servidor público, advogado, presidente de clube, empresário...

 

Por Daniel Porto

A história do professor, advogado e empresário Jacy Roque Pratti merece ser registrada com muito zelo. Ele nasceu no povoado de Santa Joana, em Colatina, em 22 de setembro de 1937, e com apenas um ano a família mudou para Linhares. Portanto, ele participa há mais de oito décadas dos acontecimentos do município.

Jacy é filho de Izabel Roque Pratti, a primeira professora formada a lecionar em Linhares, e de Gumercindo da Silva Pratti, um barbeiro que amava caçar e pescar. Gumercindo empresta o nome para movimentada rua do bairro Juparanã, em Linhares, fruto de uma homenagem do poder público – câmara e prefeitura.

Após concluir o ensino fundamental em Linhares, seguiu para Domingos Martins e Vitória, para estudar. Finalizou o ensino médio, voltou para o município e começou a dar aulas de geografia e matemática numa escola liderada por Ema e Aires Pinheiro, situada no centro da cidade, onde depois funcionou o colégio “Afranio Peixoto”.

Trabalhou na prefeitura de Linhares, estudou Direito, se tornou um advogado respeitado e investiu em empreendimentos – com destaque para o Pratti Park Hotel. Além disso, teve participação efetiva no meio social e artístico, como presidente do Guararema Clube e promotor de eventos.

Com o objetivo de facilitar o acesso dos leitores a essa rica história, os assuntos foram organizados em tópicos.

 

Aos 12 anos, época na qual deixou Linhares e foi estudar em Domingos Martins e Vitória

 

EXPERIÊNCIA NA POLÍTICA

Trabalhou nas gestões dos prefeitos Armando Barbosa Quitiba (1969/1962), Antonio Edson Azevedo Lima (agosto de 1962 a janeiro de 1963) e Antenor Elias (1963/1966). Foi secretário de Antenor Elias (na época o prefeito nomeava apenas um secretário) e elogia: “Antenor venceu as eleições em cima de uma bicicleta e trabalhou muito pela população”.

Como secretário, Jacy lutou para que fosse construída a maternidade “Carmosina Elias”, obra que deu origem à Fundação Beneficente Rio Doce, provedora do hospital Rio Doce, e ressalta que foi um dos responsáveis pela criação da Guarda Civil Municipal.

“Durante a gestão de Antenor Elias foi feito o calçamento da avenida João Filipe Calmon, no centro da cidade, com arborização, postes de iluminação e jardim no meio da avenida. Por razões políticas, as árvores eram arrancadas à noite. Aí sugeri ao prefeito a criação da guarda, o que acabou ocorrendo”, ele conta.

Jacy informa que era muito amigo de Benedito Elias, o Bento, filho do prefeito Antenor Elias. “Bento era meu colega de faculdade, de festas e de trabalho. A atuação do nosso grupo político fez com que ele fosse eleito deputado estadual em 1966, para a legislatura 1967-1971, mas depois o Bento optou pela advocacia e foi brilhante”.

O interesse pela política continuou latente em Jacy, a ponto de levá-lo a apoiar abertamente Samuel Batista Cruz para prefeito de Linhares em 1972. “Já conhecia bem o Samuel, pois ele havia sido eleito vereador em 1962 e 1966. Em 1970 ele se candidatou a deputado estadual e perdeu por poucos votos. Aí decidimos apoiá-lo para prefeito e ele ganhou”.

Jacy conta que pretendia ser secretário municipal e fazer um trabalho para disputar a prefeitura em 1976, mas Samuel chamou outros aliados e alegou que a prefeitura não tinha condições de pagar o salário que Jacy merecia. “Um ano depois de ter assumido como prefeito, Samuel me procurou e me convidou para fazer parte do governo, mas eu estava muito bem na advocacia e recusei o convite”.

O retorno à política só ocorreu em 1992, como candidato a vereador. “Enfrentei vários problemas na campanha, que envolveram a coligação do meu partido e depois diretamente a minha candidatura, e isso atrapalhou a minha votação. Porém, apoiei o José Carlos Elias para prefeito e ele foi eleito, assim como o Guerino Zanon em 1996”, recorda.

 

Jovem, exerceu cargos públicos e pensou em disputar a prefeitura em 1976

 

SUCESSO NA ADVOCACIA

Jacy Roque Pratti estudou Direito na Universidade Federal do Espírito Santo e colou grau em 1968, mas começou a atuar antes, em 1966, como solicitador – na época, o acadêmico do Direito podia trabalhar se tivesse um assistente. No caso dele, o assistente era o advogado José Eduardo Roque, um tio que residia em Vitória.

Exerceu a advocacia até 2015, ou seja, durante 49 anos, e foi muito bem-sucedido na profissão. No começo assumia todos os tipos de causas; nos últimos dez anos de atuação, somente causas cíveis (direitos civil, trabalhista e comercial). “Posso dizer com convicção que fui muito bem-sucedido na advocacia”, ressalta.

 

A PARTICIPAÇÃO NO MEIO ARTÍSTICO E SOCIAL

Jacy Roque Pratti teve uma vida intensa no meio artístico e social. Atuou como empresário de Os Inquietos assim que o grupo surgiu, em 1966; presidiu o Guararema Clube de 1974 a 1978, promovendo shows com artistas consagrados; e realizou muitos eventos e shows no Pratti Park Hotel, empreendimento inaugurado em 1984.

Sobre Os Inquietos, Jacy conta que foi a um show no posto Shell, no bairro Shell, e lá viu tocando Jorge Vaccari, Sebastião Coelho, Pirola, Joanilson e Emílio Casotti. Gostou do que ouviu, pediu para que colocassem nome no grupo e investiu, comprando instrumentos e equipamentos de som.

Transformou-se, então, no empresário de Os Inquietos durante um tempo. O grupo passou a se apresentar no Clube Juparanã e em outros locais. Anos depois, no Guararema Clube.

No livro Súmulas de Algumas Obras de Autores Brasileiros, da escritora Antonieta Banhos Fernandes, lançado em 1994 pela D. Porto Editora, o guitarrista Jorge Orrevan Vaccari confirma que o empresário de Os Inquietos no início da trajetória era Jacy Roque Pratti. “O público sempre foi fiel. Muita gente se conheceu, namorou, se formou, aniversariou, debutou e se casou ao som de Os Inquietos”, disse.

Jorge registra que teve a ideia de criar o grupo em junho de 1966 e que se uniu ao irmão Joel e aos amigos Joanilson Piantavinha, Sebastião Coelho, Francisco de Assis Daher Pirola e José Emílio Casotti. “Muitas apresentações foram executadas pelo grupo, alegrando moradores de cidades do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia”, pontua.

Na presidência do Guararema, Jacy Pratti ampliou a área do clube e construiu a piscina, entre outras realizações. No entanto, o grande feito de suas gestões no período 1974-1978 foram os shows com artistas nacionais, como Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, Martinho da Vila, Nelson Gonçalves, Lafayette, Luiz Gonzaga, Sérgio Reis e Roberto Carlos.

Na época, Linhares experimentava um forte crescimento econômico, impulsionado principalmente pela extração de madeira e plantações de café e cacau. Atento a esse contexto, Jacy Roque Pratti mobilizou a sociedade e promoveu vários shows – com os cantores que estavam em evidência no Brasil.

“A diretoria do Guararema se reunia, definia um nome para contratar, vendia as mesas e enviava o dinheiro para o artista. A adesão de fazendeiros, empresários e outros era imediata”, conta Jacy Pratti. O show de maior repercussão foi o de Roberto Carlos, em 14 de setembro de 1974.

Para Jacy, esse show é um dos eventos musicais mais marcantes da história de Linhares. Ele destaca que naquela noite o Guararema ficou lotado. “Vendemos todas as mesas com antecedência e, no dia do show, ingressos avulsos. Não deu para quem quis”, afirma.

Jacy ressalta dois grandes eventos em Linhares: o show de Roberto Carlos no Guararema Clube e o casamento da filha, Simone, que contou com um conjunto do Rio de Janeiro e show de Dominguinhos. “Fiz uma festa realmente fantástica para 1,2 mil convidados no centro de convenções do Pratti Park Hotel”, comemora.

À frente do Pratti Park Hotel, que havia inaugurado em 1984, Jacy realizou eventos e shows de ponta e em espaços estratégicos: no centro de convenções, à beira da piscina e na boate. O violonista Maurício de Oliveira e o cantor Nelson Ned foram duas das muitas atrações.

 

Primeira formação do grupo Os Inquietos, em 1966. Da esq. para a dir.: Jacy Roque Pratti (empresário), Francisco Pirola (sax), Joel Vaccari (bongô), Joanilson Piantavinha (bateria), José Emílio Casotti (maracas), Sebastião Coelho (guitarra base) e Jorge Vaccari (guitarra base e solo)

 

ESPíRITO EMPREENDEDOR

Jacy Roque Pratti teve pousadas e outros negócios no Espírito Santo e na Bahia. “Sempre lutei para fazer o melhor e para oferecer serviços de qualidade e atendimento de excelência”, afirma. Por essa razão, conquistou muitos prêmios no meio empresarial.

Com satisfação, ele destaca: “Em 1984 inaugurei em Linhares o Pratti Park Hotel, 4 estrelas, com piscina, restaurante, boate, centro de convenções e academia. Décadas depois, o empreendimento continua moderno e é referência no município. Trata-se de um hotel de ponta que é muito bem administrado pela família Armani”.

 

Jacy Pratti conquistou muitos prêmios no meio empresarial

 

CURIOSIDADES

Jacy Roque Pratti é virginiano, professa a religião católica, ama Linhares e admira da frase “Só o amor constrói”. Gosta de caminhar diariamente, prática que adotou há décadas. O prato preferido é qualquer um que tenha peixe e frutos do mar, mas, cozido: nada de peixe cru. Para acompanhar, um bom vinho.

Gosta de ir à praia, tomar banho de mar e apreciar as belezas naturais. Ama o filme “Os brutos também amam”, os atores Fernanda Montenegro e Paulo Autran e os cantores Zizi Possi e Gonzaguinha. Afirma não ter arrependimentos, procura fazer sempre o melhor e não sente falta daquilo que não está ao seu alcance.

Considera falta de educação uma pessoa atender o celular quando está conversando com outra. Sua cor preferida é azul. Considera lixo a soberba e luxo a competência com humildade e simplicidade. Dá o máximo de si quando abraça uma profissão e abre mão dela se perceber que está desmotivado.

Jacy Pratti fala com orgulho dos familiares (pais, filhos e netos) e não economiza elogios às filhas: Simone, mãe de Carlos Eduardo e Carlos Henrique; Juliana, mãe de Letícia e Gabriela; Camille e Líbia, mãe de Isabel.

Para Libia, o pai vive com dedicação e demonstra que não há circunstância que possa deter o potencial que há dentro de cada um. “Meu pai tem uma mente brilhante, determinação de atleta, é visionário, ultrapassou seus limites e foi muito além do que alguém poderia imaginar. Ele viu um caminho, percorreu, venceu e continua assim, com espírito de campeão”, finaliza.

 

“[Jacy Roque Pratti] viu um caminho, percorreu, venceu e continua assim, com espírito de campeão”

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.