Segunda-Feira, 29 de abril de 2024

Ifes Linhares e Poli 2 iniciam projeto de extensão

Publicado em 15/06/2021. https://jornalterral.com.br/t-a43

Arquivo TERRAL

Penha Valani Giuriato, diretora do Poli 2, e Geovani Alípio Nascimento Silva, do Ifes Linhares, em evento no qual anunciaram o início do projeto de robótica

O Ifes Linhares e a escola estadual José de Caldas Brito (Poli 2), situada no bairro Araçá, iniciaram neste mês o projeto de extensão "Aprendendo robótica na escola: uma abordagem usando a metodologia ABP".

O principal objetivo da iniciativa é promover a difusão de conhecimentos em robótica entre alunos da rede pública e finalistas do ensino fundamental por meio do uso de tecnologias vinculadas à economia 4.0 e metodologias ativas de ensino e aprendizagem.

O projeto tem duração de 24 meses e prevê o desenvolvimento de algumas ferramentas didáticas, com a participação de alunos da graduação em Engenharia de Controle e Automação e do curso técnico em Automação Industrial integrado do Ifes Linhares, que vão apoiar o ensino das tecnologias da robótica junto aos estudantes da escola estadual.

Em função da pandemia, a primeira ação concreta do projeto é um curso de robótica no qual os estudantes podem estudar de forma híbrida, presencial ou remotamente, de casa ou da escola, por meio do acesso a uma plataforma virtual de aprendizagem e Internet.

Inicialmente estão sendo ofertadas quatro turmas do curso de extensão "Aprendendo Robótica em Casa", entre junho e novembro de 2021. A expectativa é atender 120 alunos nesta primeira ação. No curso, os participantes são apresentados aos conceitos fundamentais da robótica, através de simuladores didáticos e gratuitos.

O material é planejado para a implementação da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), ou seja, as situações da robótica são contextualizadas como problemas e desafios. Os alunos são instruídos a debater e resolver tais problemas como equipe, durante webconferências com a presença de instrutores.

A utilização desse tipo de abordagem visa divertir os alunos, promovendo entre eles o trabalho colaborativo e a divisão do conhecimento, mesmo em tempos de contato remoto.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.