Terça-Feira, 3 de dezembro de 2024

Governo do ES firma contrato com BNDES para desestatização da ES Gás

Publicado em 24/09/2021. https://jornalterral.com.br/t-aRL

Secom-ES

O contrato foi assinado na sexta-feira (24), no Palácio Anchieta

O Governo do Espírito Santo e a Vibra Energia (antiga BR Distribuidora) firmaram contrato de estruturação da desestatização da Companhia de Gás do Espírito Santo (ES Gás) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A assinatura foi realizada em solenidade no Palácio Anchieta, na sexta-feira (24).

A ES Gás é uma empresa de economia mista na qual o Espírito Santo detém 51% do capital votante, tendo como sócia a Vibra Energia com os demais 49%. A contratação contempla a realização de estudos para a elaboração da modelagem de venda das ações da ES Gás que, quando concluída, será submetida à deliberação do Conselho de Administração da Vibra Energia e ao Governo do Estado.

Para o governador Renato Casagrande, esse é um momento importante: “Com recursos do petróleo criamos o Fundo Soberano para investir no futuro do Estado e também atrair empresas e gerar oportunidades. Nossa ação é para que essa empresa tenha atuação dentro e fora do Brasil e que o gás seja instrumento do nosso desenvolvimento, sendo uma energia de transição para desenvolver nossa base industrial”, afirmou.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, explicou que a desestatização da ES Gás compõe o Plano Espírito Santo – Convivência Consciente, com foco na retomada da economia e atração de novos investimentos:

“A ES Gás é uma empresa importante que surgiu nos moldes do Novo Mercado de Gás. A decisão sobre a desestatização foi bem estudada pelo Governo do Estado e temos a certeza de que será um caminho para a concretização de um conjunto de investimentos, por meio de uma empresa privada”, destacou.

De acordo com o diretor-presidente da ES Gás, Heber Resende, a desestatização será importante para dotar a concessionária de agilidade em suas atividades, conferindo competitividade em suas ações. “Já temos um arcabouço legal consistente, conferido pela Nova Lei do Gás, pela Lei Estadual do Mercado Livre de Gás e pelo contrato de concessão da ES Gás”, frisou.

O presidente da Vibra Energia, Wilson Ferreira Júnior, ressaltou que a privatização da ES Gás está em linha com a gestão ativa de portfólio que vem realizando desde sua privatização, em 2019. “Continuamos focados em nossa transformação e no reposicionamento como uma empresa de energia que vai participar ativamente da transição rumo à economia de baixo carbono”, concluiu.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.