Secom-ES
A ES Gás anunciou o início da primeira etapa para executar o principal investimento previsto em seu Plano de Negócios
O governador Renato Casagrande se reuniu na quarta-feira (23) com o diretor-presidente da Companhia de Gás do Espírito Santo (ES Gás), Heber Resende, no Palácio Anchieta, em Vitória. A ES Gás é uma empresa de economia mista em que o Espírito Santo detém 51% do capital votante, tendo como sócia a BR Distribuidora, com os demais 49%.
Na oportunidade, a empresa anunciou o início da primeira de uma série de etapas para executar o principal investimento previsto em seu Plano de Negócios: a interligação da Rede de Distribuição de Linhares ao Gasoduto de Transporte “Cacimbas-Vitória”, o que proporcionará a ampliação da capacidade de fornecimento ao município do norte do Estado.
Orçado em R$ 40 milhões, o investimento permitirá dotar a rede de Linhares de um sistema de abastecimento por gasoduto, em substituição à operação realizada por meio de caminhões de Gás Natural Comprimido (GNC), atualmente limitada a 40.000 metros cúbicos por dia.
De acordo com Casagrande, esse é um registro importante para o Espírito Santo, com a construção do gasoduto ligando Regência a Bebedouro, em Linhares. “As indústrias locais são abastecidas de caminhão e passarão a receber o gás por gasoduto, aumentando em até nove vezes a capacidade de abastecimento. Um investimento que irá gerar mais capacidade produtiva, mais oportunidades e desenvolvimento para os capixabas”, afirmou o governador.
O investimento é motivado pela ampliação do consumo, decorrente das novas plantas industriais no município, e pelo aperfeiçoamento da operação, com o aumento da segurança e a redução de custos operacionais relativos à compressão, ao transporte e à descompressão do gás natural.
O diretor-presidente da ES Gás, Heber Resende, explicou que o investimento permitirá que a malha de distribuição seja ampliada, por meio da construção de 28 quilômetros de rede, em um prazo estimado de execução de 12 meses. “Assim, poderemos atingir a capacidade de fornecimento de 360 mil metros cúbicos por dia e a redução da movimentação de seis carretas, que juntas fazem 240 viagens mensais de ida e volta em um percurso de 63 quilômetros”, disse.
O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, destacou que o investimento é visto como uma ação positiva para o desenvolvimento econômico regional. “Linhares é atrativo devido à sua localização estratégica e está situado em região da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), onde se aplicam incentivos fiscais federais e estaduais como o Invest-ES e o Compete-ES”, frisou.
Tyago ressaltou que a Fibracem, a Proteinorte, a Brinox, a Olam Internacional, a Britânia e a Café Cacique são empresas que elegeram o município para sediar novas plantas industriais. “Para atrair novas organizações utilizamos um modelo de prospecção ativa, a pedido do governador Renato Casagrande, para intensificar a atração de empresas e criar ambiente propício para a geração de emprego e renda para os capixabas”, enfatizou.
O ganho de eficiência decorrente deste investimento é destacado pelo diretor de Operações da Companhia, Frederico Bichara: “Vamos eliminar as etapas de compressão, transporte rodoviário e descompressão para a rede de Linhares, mitigar os custos incidentes sobre a prestação do serviço de operação e transporte de GNC para o município e diminuir a possibilidade de desabastecimento em decorrência de intempéries ou acidentes rodoviários”, justificou.
Desta forma, a ES Gás cumpre os objetivos primários do investimento, de ampliar a capacidade de fornecimento de gás natural em Linhares, atendendo à demanda de novas indústrias, além de aumentar a confiabilidade do sistema de distribuição e a eficiência operacional.
O traçado do novo gasoduto, de 28,4 quilômetros, acontecerá em área predominantemente rural. O projeto encontra-se licenciado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e foi aprovado nas instâncias previstas pela Governança da ES Gás.
Agora cumpre o cronograma que contempla mais oito etapas, que vão da licitação de materiais, prosseguem com o certame dos serviços de construção e montagem e finalizam com o comissionamento e início da operação, previstos para setembro de 2022.
O projeto de Linhares faz parte do plano de investimentos da ES Gás que prevê investimentos da ordem de R$ 300 milhões nos próximos 10 anos, com o objetivo de ampliar a rede de distribuição em mais de 292 mil metros e ligar mais de 96 mil novos consumidores, além de manter uma operação de excelência, na busca por maior competitividade energética.