Arquivo TERRAL
Roninho Passos vai presidir o legislativo no biênio 2025-2026
Assim que foi eleito presidente da Câmara de Linhares, na quarta-feira (1), Roninho Passos (Podemos) garantiu que o legislativo municipal será um dos mais atuantes do Espírito Santo. Ele destacou que vai implementar ações impactantes e adiantou que pretende criar procuradorias em defesa da mulher e das pessoas com deficiência, bandeiras que considera prioritárias.
Em seguida, elogiou o prefeito Lucas Scaramussa (Podemos), de quem é aliado há vários anos. “Lucas é o meu espelho político. Tem resiliência e é humano”, definiu. Roninho lembrou que os poderes legislativo e executivo são independentes e enfatizou que a casa vai apreciar e aprovar todos os projetos que forem bons para as comunidades e para o município.
Após vencer a eleição para a presidência por 12 a 5, Roninho elogiou os vereadores e disse que eles serão protagonistas durante o tempo no qual estiver à frente do legislativo. O presidente colocou como prioridade o atendimento das demandas da população e ressaltou que cada parlamentar está em contato direto com os eleitores, e por isso deve ser valorizado.
Também foram eleitos pela maioria dos pares e fazem parte da mesa diretora, o vice-presidente Yupi Silva (PSB), a primeira secretária Kelley Bonicenha e o segundo secretário Sargento Romanha (PL). O mandato é de dois anos e vai até 31 de dezembro de 2026. Os membros da mesa podem ser conduzidos para mais um mandato – no caso, para o biênio 2027-2028.
Trajetória de Roninho
Ronald Passos Pereira, o Roninho, nasceu em Linhares em 21 de abril de 1989. Tem 35 anos, cursou o ensino médio e é casado com Eliete Pereira, com quem tem as filhas Maria Eduarda e Ariella Naylah. Possui dois irmãos e é filho de Maria Luiza Passos e Ronaldo Pereira.
Morador do bairro Interlagos, já trabalhou no Iases, como educador social e agente sócio educativo, e foi coordenador no Instituto de Acolhimento Lar dos Meninos, onde atendia a mais de 200 crianças em estado de vulnerabilidade.
Roninho foi eleito vereador pela primeira vez em 15 de novembro de 2020. Candidato pelo DC, ele recebeu 1.053 votos e exerceu o cargo de 2021 a 2024. Buscou a reeleição no pleito de 6 de outubro de 2024, pelo Podemos, obteve 1.695 votos e renovou o mandato para a legislatura 2025-2028.
Seu principal reduto eleitoral é o Interlagos, o maior bairro de Linhares. Dos 14.976 eleitores do lugar, conquistou a preferência de 893 – 5.96%. A partir de quarta-feira (1) Roninho tem o desafio de liderar a Câmara Municipal pelos próximos dois anos.