Domingo, 28 de abril de 2024

O aterro/ponte que mudou o bairro Interlagos - e a política de Linhares

Publicado em 23/07/2020. https://jornalterral.com.br/t-dZB

Inaugurado em 1976, o aterro/ponte que começa no bairro Araçá foi fundamental para o crescimento do Interlagos. Até então, o acesso ao bairro só era possível atravessando a lagoa a nado ou numa canoa, ou por meio de uma rua situada nas imediações do bairro Novo Horizonte – na época conhecido como Casas Populares.

Com a construção do aterro/ponte, famílias com menor poder aquisitivo, mas que queriam ficar na área urbana da cidade, se animaram e adquiriram lotes no bairro, assim como moradores do interior do município que queriam facilitar o acesso dos filhos ao ensino. E o Interlagos, que já era o maior bairro de Linhares em extensão territorial, passou também a contar com o maior número de habitantes.

O aterro/ponte também é emblemático por ter mudado, além do Interlagos, a história política de Linhares. Inaugurado num ano de eleições municipais, serviu para o então prefeito Samuel Batista Cruz impulsionar as candidaturas de seus aliados, contribuindo para eleger Antonio Muniz dos Reis prefeito, Luiz Cândido Durão vice-prefeito e o sobrinho José Carlos Elias vereador, entre outros.

Como o TERRAL já mostrou em reportagens anteriores, a política de Linhares gira até hoje em torno dessas eleições de 1976. Desde então, além de Samuel, Durão e Elias, somente Guerino Luiz Zanon e Nozinho Corrêa estiveram à frente da prefeitura. Detalhe: Guerino foi lançado por Elias em 1996 e Nozinho Corrêa iniciou a carreira política como candidato a vice-prefeito de Durão em 1988. Ou seja: direta ou indiretamente, todos que passaram pela prefeitura têm relação com o pleito de 1976.

As exceções são o promotor Hélio Leal, nomeado interventor municipal pelo então governador Eurico Rezende para ficar à frente da executivo de 10 de maio a 29 de junho de 1979; e o presidente da câmara municipal, Waldemar Zardo, que liderou o governo de maio de 1982 a janeiro de 1983, depois que Luiz Durão deixou o cargo para concorrer a deputado estadual, em 1982. Leal e Zardo, portanto, chefiaram a prefeitura sem que tivessem sido eleitos para tal.

O fato é que políticos de diferentes correntes sempre quiseram levar benefícios para o Interlagos, em razão de seu expressivo número de eleitores. E a história mostra que poucos conseguiram uma identificação tão grande com o bairro como Samuel Batista Cruz.

Vereador nas legislaturas 1963-1966 e 1967-1970, com reduto eleitoral na Japira, interior de Linhares, Samuel tentou uma vaga na Assembleia Legislativa em 1970, recebeu 3.105 votos e ficou na suplência. Faltaram exatos 100 votos para se tornar deputado estadual. Ele se candidatou a prefeito em 1972 e se elegeu com 5.610 votos.

Durante a gestão 1973-1976 Samuel fez de tudo para consolidar a sua imagem no Interlagos. Investiu em iluminação pública, doou uma área para o Banestes construir a sede de sua associação e construiu a Escola Marilia de Rezende Scarton Coutinho numa área enorme. No colégio, chegou a anunciar que implantaria, no futuro, uma faculdade municipal.

Em 1975 inaugurou o Cemitério São José (local no qual seria sepultado, às 15 horas do dia 15 de outubro de 1994) e em 1976 inaugurou o famoso aterro/ponte que liga os bairros Araçá e Interlagos.

A obra agride o meio ambiente e nos tempos atuais certamente seria embargada pelos órgãos competentes. Mas, na época foi muito comemorada, alavancando aliados do então prefeito e levando-os à vitória no pleito daquele ano. “A ponte foi construída com recursos da própria prefeitura. Mérito de Samuel”, faz questão de registrar o radialista Binha Viguini.

Enquanto esteve à frente da administração, o prefeito seguinte, Antonio Muniz dos Reis, também dedicou atenção especial ao Interlagos. Entre outras ações, aprovou a planta do loteamento do Interlagos 2, requerida pela firma Almir Sponfeldner, medida que aumentou a oferta de lotes e atraiu mais moradores.

Os prefeitos eleitos depois realizaram obras e viabilizaram benefícios para o bairro. Destaque para a ponte que liga os bairros Shell e Interlagos, inaugurada em 2012, na gestão do então (e atual) prefeito Guerino Zanon. Curiosamente, apesar da repercussão em torno da imponente obra, Guerino acabou perdendo a eleição para prefeito de Linhares naquele ano, sendo superado pelo concorrente Nozinho Corrêa.

 

Daniel Porto – TERRAL

 

O aterro/ponte que liga os bairros Araçá e Interlagos foi inaugurado em 1976

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