Divulgação
A estrutura da cúpula do farol está enferrujada e oferece perigo a quem passa por perto; além disso, desprestigia um monumento muito importante
Preocupado com as condições precárias da cúpula do Farol do Rio Doce, em Regência, o vereador Messias Caliman (Rede) requereu junto a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) a sua restauração. No documento, o parlamentar destaca que o monumento é um patrimônio histórico e cultural e que a sua reforma é reivindicada por moradores e turistas.
De acordo com Messias Caliman, a estrutura está enferrujada e oferece perigo a quem passa por perto. Além disso, desprestigia um símbolo que foi construído pela Marinha e instalado em Regência em 15 de novembro de 1895. Na época, o farol possuía 30 metros de altura, lentes refletoras e mecanismos de iluminação que sinalizavam para embarcações situadas em uma área de até 17 milhas da costa.
O monumento foi tombado em 1998 pelo Governo do Espírito Santo, a pedido de moradores, turistas e de entidades que representam Regência, como forma de manter vivo um dos símbolos da transformação geográfica, histórica, cultural e econômica do rio Doce e da vila. A cúpula do farol está instalada na praça, ao lado do museu histórico e do centro ecológico do projeto Tamar.
Diretor Daniel Porto
Jornalista Responsável Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES
Assessoria Jurídica Dra. Alciene Maria Rosa
Edição do Impresso D. Porto Editora - ME
Desenvolvimento Saulo Porto
Gestor de Conteúdo Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES
Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES
(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br