Terça-Feira, 30 de abril de 2024

Azulinho News de quarta-feira, 08 de abril de 2020

Publicado em 08/04/2020. https://jornalterral.com.br/t-jaa

Idaf ainda não definiu se mantém calendário de vacinação contra febre aftosa

Os produtores rurais já estão acostumados com o calendário nacional de vacinação em Linhares. Em maio acontece a primeira etapa anual de imunização contra a febre aftosa. Durante todo o mês, os criadores podem comprar as doses e vacinar bois e búfalos. Em seguida, nos primeiros dez dias de junho eles podem comparecer ao escritório do Idaf, no Centro, para apresentar a documentação que comprova a vacinação. Mas, este ano, em meio á pandemia do novo coronavírus, existem muitas dúvidas e alguns produtores questionaram ao Azulinho se está mantida a imunização contra a aftosa para o mês de maio. Em conversa com a médica-veterinária do Idaf em Linhares, Silvânia Gaburro, ela frisou que ainda não há nenhuma definição. Profissionais do Idaf têm se reunido com técnicos do Mapa(Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para definirem estratégias e medidas. Recentemente, O Mapa orientou aos serviços ligados á Vigilância Agropecuária para que não suspendam as campanhas de vacinação. Solicitou que apenas as declarações não precisam ser entregues presencialmente, como acontece hoje.

 

Comunidades da zona rural de Linhares ignoram isolamento social contra Covid-19

Diversos moradores das comunidades da zona rural de Linhares têm ignorado a recomendação de ficar em casa. Por exemplo: quem passa pelas ruas do Guaxe, Córrego Farias, Japira e Bagueira não tem como não notar aglomerações, a qualquer hora do dia ou da noite. O fato pode ser constatado logo na chegada das comunidades e também dentro de bares e botecos, que costumam ficar lotados de clientes, indo de contramão o que se pede de ficar no isolamento social e manter á distância do próximo. O vai e vem de pedestres, as conversas aglomeradas nas calçadas e as brincadeiras de crianças nas ruas persistem. Esse comportamento no interior do município certamente que preocupa as autoridades de saúde, que exigem manter o povo em suas casas, evitando o contágio ao Covid-19. Até esta terça-feira(7), Linhares contabilizava 8 casos confirmados de coronavírus.

 

Milagre: homem leva tiro no peito, bala sai nas costas, mas ele sobrevive. Atentado foi no Jocafe I, bairro Santa Cruz

Um homem conseguiu escapar de uma situação em que poderia muito ter morrido. Aliás, ele pode dizer que nasceu novamente. A vítima, que até agora foi identificada apenas pelo prenome de Ezequiel, levou um tiro no peito e o projétil saiu nas costas. A tentativa de homicídio foi registrada na tarde desta terça-feira(7) em uma das ruas do Residencial Jocafe I, bairro Santa Cruz. Ele estava caído em via pública e foi socorrido para o HGL. De acordo com a família, o estado de saúde da vítima é estável e ele não corre risco de morrer. Não há informações se o homem tem passagem pela polícia. Motivo do atentado ainda é desconhecido, mas o suspeito do crime já foi identificado pela polícia. Porém, até a manhã desta quarta-feira(8), ninguém havia sido preso.

 

Com recomendação para ficar em casa, servidores da Prefeitura de Linhares terão 2 feriadões em abril

Com a recomendação das autoridades de saúde de ficar em casa, por enquanto, pelo menos até o fim de abril, servidores municipais de Linhares terão dois feriadões neste mês. O prefeito Guerino Zanon decretou ponto facultativo na quinta-feira(9), quando é celebrado a Quinta-feira Santa. Deste modo, os serviços públicos não estarão funcionando, retomando o trabalho somente na próxima segunda-feira(13), já que sexta-feira(10) também é feriado. O decreto mantém apenas em funcionamento os serviços essenciais.
Tem ainda um outro feriadão, desta vez não só para os servidores da Prefeitura de Linhares, mas também para a maioria dos capixabas. Trata-se do Dia de Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Espírito Santo, lembrado em 20 de abril, sempre comemorado numa segunda-feira, antes do Dia de Tiradentes, feriado nacional na terça-feira(21). A data se tornou feriado estadual após projeto de lei ser assinado pelo governador Renato Casagrande em julho do ano passado.
O Governo do Estado também decretou ponto facultativo na próxima quinta-feira(9).

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.