Os pequenos empreendedores de Marilândia, Baixo Guandu e Colatina têm uma alternativa para manter as vendas e enfrentar a pandemia do coronavírus com segurança. A criação de lojas virtuais auxilia na divulgação e comercialização de produtos, por meio do ambiente eletrônico, o que possibilita ao consumidor a comodidade de adquirir e receber os itens sem sair de casa.
Criado pela Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACE-GV), o projeto foi desenvolvido pela APIKI WordPress para ajudar os pequenos comerciantes a enfrentar o contexto da Covid-19. A Fundação Renova apoiou a iniciativa e abriu espaço para a inclusão de negócios locais em municípios atingidos, além de oferecer treinamento digital. A iniciativa segue até dezembro próximo.
O consumidor pode escolher uma variedade de produtos para café da manhã, lanches e refeições, com itens feitos artesanalmente. Dentre os itens comercializados on-line estão frutas e verduras agroecológicas, queijos da roça, tortas, guloseimas, quitutes para petiscos, salgados, doces e bolos confeitados.
Segundo pesquisa da empresa internacional de sistemas de pagamento ACI Worldwide, o comércio eletrônico do segmento de comida cresceu 62% desde o início na quarentena no Brasil. Ao todo, por meio do projeto, foram lançadas 40 lojas virtuais na bacia do rio Doce, sendo três no Espírito Santo.
Os empreendedores que não tinham presença digital receberam kits de divulgação com logomarca e portfólio e aprenderam a criar contas e posts em mídias sociais. Leyse Cruz, analista da área de Economia e Inovação da Fundação Renova, explica como foram escolhidas as lojas lançadas em parceria.
“Por meio do banco de dados dos Programas de Economia e Inovação identificamos e sensibilizamos os produtores impactados para participar do projeto da ACE. Também ajudamos a construir as lojas, incluindo produtos, preços, informações, e validamos o conteúdo final com os comerciantes”, afirma.
Ana Lage, líder do programa de Economia e Inovação, destaca o crescimento do marketing digital, que se tornou uma ferramenta importante para manutenção e continuidade das atividades dos pequenos negócios durante a pandemia. "Comprar dos pequenos negócios dá força aos empreendedores que vivem ao longo do rio Doce e que tiveram suas atividades interrompidas em função do avanço da Covid-19”, diz.
Para Ana Lage, a comercialização dos produtos locais gera trabalho e renda e faz a economia girar dentro das comunidades e distritos em um momento muito necessário.
Divulgação
A criação de lojas virtuais auxilia na divulgação e comercialização de produtos
Endereços eletrônicos das lojas virtuais capixabas:
Loja Forno de Minas - Baixo Guandu (ES)
https://fornodeminas.aceloja.com.br/
Loja Sabores e Saberes - Colatina (ES):
https://saboresesaberes.aceloja.com.br/
Parada 248 - Marilândia (ES):
https://parada248.aceloja.com.br/