Divulgação
O show com Os Inquietos vai ocorrer no sábado, às 21h, na Casa da Arte de Regência
Um público que curte bons eventos aguarda com expectativa Uma Noite Beatles, show com Os Inquietos que vai ocorrer no sábado (20), às 21h, na Casa da Arte de Regência. A apresentação reunirá os músicos Babi Vaccari, Zé Elpídio e Wallace Elias, além de Léo Vaccari, que fará participação especial. Os ingressos são limitados – 150 -, custam R$ 50,00 cada e os interessados devem garantir presença por meio do PIX CNPJ 22.486.148/0001 - 10. O comprovante do pagamento deve ser enviado para o telefone (27) 99906 0688 (Vaninho Bragatto).
Clique aqui e veja a divulgação do evento.
Os Inquietos
O conjunto Os Inquietos marcou época em Linhares. A ideia de criá-lo foi do guitarrista Jorge Orrevan Vaccari, em junho de 1966, estimulado por grupos como Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys, The Beatles e outros. A cidade carecia de jovens que fizessem música ao vivo para alegrar as noites que o Clube Juparanã – depois Guararema - oferecia.
No livro Súmulas de Algumas Obras de Autores Brasileiros, da escritora Antonieta Banhos Fernandes, lançado em 1994 pela Editora Porto, Jorge conta que, para fundar o grupo, se uniu ao irmão Joel e aos amigos Joanilson Piantavinha, Sebastião Coelho, Francisco de Assis Daher Pirola e José Emílio Casotti. O empresário era Jacy Roque Pratti.
Jorge Vaccari fez questão de escolher nome brasileiro – e não estrangeiro, como era comum na época. A partir daí, muitas apresentações foram executadas pelo grupo, alegrando moradores de cidades do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. “O público sempre foi fiel. Muita gente se conheceu, namorou, se formou, aniversariou, debutou e se casou ao som de Os Inquietos”, disse.
De acordo com Jorge, várias propostas interessantes surgiram para o conjunto, mas foram recusadas devido o trabalho de cada um. Depois de anos, ele resolveu parar de tocar e o baterista Babi se transferiu para Vitória. O grupo continuou com os integrantes Zé Elpídio, Wallace Elias e China e passou a convidar outros músicos para as apresentações.
Esse procedimento fez com que Os Inquietos fosse considerado uma verdadeira “casa de músicos”, levando muitos a participarem da banda, em diferentes períodos. Além disso, outros músicos também eram contratados para tocar em eventos específicos – como o Carnaval.
O saxofonista Francisco Pirola destaca que a atuação do conjunto perdurou por mais de 30 anos, embalando os sonhos e a diversão de várias gerações. “O prefixo do grupo, que se tornou marcante era ‘A casa do sol nascente’, sucesso da banda The Animals. Várias gerações de músicos linharenses fizeram parte da banda”, finaliza.
Fotos: Divulgação
Primeira formação, em 1966. Da esq. para a dir.: Jacy Roque Pratti (empresário), Francisco Pirola (sax), Joel Vaccari (bongô),
Joanilson Piantavinha (bateria), José Emílio Casotti (maracas), Sebastião Coelho (guitarra base) e Jorge Vaccari (guitarra base e solo)
Os Inquietos no Guararema. Atrás, Gilson na bateria, Zé Elpídio no baixo e Wallace na Guitarra; na frente, Jorge Vaccari na guitarra, Joel (empresário), Pirola no sax e China no teclado. Perto de China, Babi aguardando seu momento de tocar