Daniel Porto - TERRAL
O prefeito Bruno Marianelli (Republicanos) tem o apoio do PSD e conversa com o PP e o PL
As lideranças que pretendem disputar as eleições de outubro têm até o início de abril para definirem o rumo partidário. Como o prazo final está se aproximando, as movimentações políticas crescem a cada dia, com mudanças, filiações, acordos e composições. O Partido Liberal, por exemplo, trocou de comando nos últimos dias.
Outras articulações seguem em curso: o PT e o ex-prefeito José Carlos Elias se aproximam, o ex-deputado estadual Marcos Garcia faz movimentos para fortalecer o PP e o nome da ex-deputada estadual Eliana Dadalto é ventilado numa possível formação de chapa na corrida pela prefeitura.
Atento ao cenário político, o prefeito Bruno Marianelli ressalta que está satisfeito no Republicanos e busca a adesão de mais siglas. Ele já conta com o apoio do PSD e conversa com outras forças políticas, como o PL e o PP.
As informações detalhadas seguem abaixo. Leiam:
PL troca de comando e acomoda vereador
Divulgação
Integrantes do diretório do Partido Liberal em Linhares
O controle do Partido Liberal em Linhares saiu das mãos de Gelson Garcia, o Garcia do Salão, e passou para as mãos do grupo liderado pelo pastor Miranda e apóstolo Wellinton Oliveira dos Santos. De acordo com informações de membros do partido, a mudança teria ocorrido para acomodar o vereador Johnatan Depollo, o Maravilha, até então sem espaço.
A troca de comando deve ainda aproximar ainda mais o PL do prefeito Bruno Marianelli, de quem Johnatan é aliado. A boa relação do ex-prefeito Guerino Zanon (PSD), aliado de Bruno, com o senador Magno Malta e o ex-deputado federal Manato, principais lideranças do PL no estado, também vai contribuir para uma possível composição visando o pleito de outubro.
PT e José Carlos Elias se aproximam
Divulgação
Membros do PT de Linhares com a deputada federal Jack Rocha e o ex-prefeito José Carlos Elias
A deputada federal Jack Rocha (PT) se reuniu na sexta-feira (15) com membros do partido no município e o ex-prefeito José Carlos Elias. No encontro foi discutida a possível formação de uma frente com siglas de centro e de esquerda para disputar as eleições de outubro. Houve inclusive uma sondagem para que Elias se filie e concorra à prefeitura pelo PT.
Membro do diretório petista em Linhares, Genilton Rodrigues, o Lobão, está entusiasmado: “Zé Carlos Elias é uma grande liderança da região. Se ele for candidato a prefeito será competitivo e vai fortalecer muito a federação PT-PV-PCdoB, além de outros partidos aliados”, declarou.
Marcos Garcia destaca a força do PP
Divulgação
Marcos Garcia com o deputado federal Da Vitória (D)
Ex-deputado estadual e liderança do PP, Marcos Garcia trabalha para fortalecer o partido em Linhares e região. Ele destaca que a sigla é a quarta maior do Brasil, possui bom tempo de rádio e TV no horário eleitoral, conta com expressivo fundo partidário e tem dois deputados federais no Espírito Santo: Da Vitória e Evair de Melo.
Marcos afirma que o PP tenta construir uma candidatura a prefeito e paralelamente conversa com prováveis candidatos de outras siglas. “Temos cautela e sabedoria. Se houver uma polarização envolvendo nomes de outros partidos, poderemos optar por uma composição. Nesse caso, a tendência é ficarmos com o prefeito Bruno Marianelli, do Republicamos”, disse.
Conforme Garcia, a discussão para compor como candidato a vice-prefeito ainda não foi cogitada. “Não temos vaidade; apenas defendemos o melhor projeto para o município e região”, frisou. Ele acrescentou que quer formar uma boa chapa de candidatos a vereador, com o objetivo de eleger três, mas tudo em sintonia com o grupo no qual estiver inserido.
Marcos Garcia enfatizou que o PP em Sooretama é liderado por Edson Isidoro. “Ele é parceiro e tem o nosso aval. Conhece a política do município e com certeza saberá conduzir o partido no rumo certo”, concluiu.
Eliana é um dos nomes cotados para compor chapa
Arquivo TERRAL
Eliana Dadalto já ocupou cargos públicos importantes
Um dos nomes em evidência no tabuleiro eleitoral de Linhares é o da ex-deputada estadual Eliana Dadalto (Rede). Em entrevista ao TERRAL nesta semana, o vereador Messias Caliman afirmou que Eliana e o seu esposo, o advogado Arlindo Melo, devem participar do processo eleitoral, “para que continuem contribuindo para o desenvolvimento do município”.
Messias defende a própria filiação, a do casal Eliana e Arlindo e de outras lideranças ao PSD, partido que faz parte do arco de alianças do prefeito Bruno Marianelli. “Teremos um grupo amplo e coeso na campanha pela reeleição do prefeito Bruno. Assim como outros bons nomes, Eliana possui credenciais para ser inclusive a companheira de chapa dele”, disse o vereador.
Eliana já ocupou cargos públicos importantes: foi vice-prefeita de Linhares em 2013 e 2014, deputada estadual na legislatura 2015-2019 e secretária de Ação Social em duas gestões municipais. É ligada a igreja católica – participa do movimento da renovação carismática.