Sábado, 27 de abril de 2024

Instituto vai ofertar 252 vagas em residência médica até 2021

Publicado em 29/09/2020. https://jornalterral.com.br/t-v6p

Os projetos desenvolvidos pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) foram apresentados em reunião com o governador Renato Casagrande, segunda-feira (28), no Palácio Anchieta. Destaque para os programas integrados de residência médica em saúde, que contam hoje com 168 residentes em formação.

Dos oito programas implementados, sete foram iniciados por meio do ICEPi: Acupuntura, Psiquiatria, Medicina de Família e Comunidade, Cuidados Paliativos, Saúde Mental, Saúde da Família e Saúde Coletiva com ênfase em Vigilância. O instituto prevê a implantação de oito novos programas de residência no próximo ano: Clínica Médica, Medicina Intensiva 2, Ortopedia e Psiquiatria, Atenção em Terapia Intensiva 2, Reabilitação Física, Gestão e Políticas de Saúde.

“Essas residências são consideradas padrão ouro em formação em saúde, pois ocorrem no serviço e o profissional se dedica integralmente a formação. Até 2019 tínhamos apenas um programa de residência, isso em 30 anos de Sistema Único de Saúde (SUS). Temos residentes em todas as Superintendências Regionais de Saúde do Estado. A nossa meta é ofertar 252 vagas em residência médica até 2021”, destacou o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro.

Outro destaque é o Programa Qualifica Atenção Primária à Saúde (APS). Mais de 600 bolsistas foram selecionados para atuar na APS dos municípios. Dados do Núcleo Especial de Atenção Primária apontam que, em janeiro de 2019, a cobertura no Espírito Santo de Estratégia Saúde da Família (ESF) era de 58,17% e a Atenção Básica possuía uma cobertura de 70,44%.

Em abril deste ano, a cobertura da ESF passou para 64,32%, e a Atenção Básica para 78,94%, representando um aumento em torno de 6%. O Espírito Santo conta com 812 equipes de ESF, compostas por médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que atuam na Atenção Primária dos 78 municípios capixabas. De julho de 2019 a abril de 2020 foram implantadas mais 155 equipes no Estado.

Os profissionais em formação no Programa Qualifica APS atuam em todas as regiões de saúde do Estado. Os projetos de inovação desenvolvidos pelo instituto ofertam 174 bolsas de formação nas áreas de Regulação Formativa, Samu para Todos, Núcleo Interno de Regulação (NIR), Medicina Hospitalista e no Programa de Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Saúde (ProticSUS).

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, destacou que as políticas públicas estruturantes desenvolvidas possuem impacto de médio e longo prazos. “Temos um caminho a percorrer a partir de uma experiência de saúde pública diferenciada, focada na formação e na qualificação, dando um salto de qualidade que fará diferença para o cidadão que utiliza o serviço”, afirmou.

O governador Renato Casagrande parabenizou a equipe e ressaltou a importância de fortalecer a Atenção Primária à Saúde. “Temos uma população que cada vez mais precisa do serviço público de saúde e precisamos estar mais preparados para dar a assistência que o cidadão precisa. E ofertar esses serviços com mais qualidade é o nosso compromisso”, pontuou.

Também participaram da reunião, os subsecretários de Estado de Saúde, Rafael Grossi, Quelen Silva, Tadeu Marino, Gleikson Barbosa e Luiz Carlos Reblin, além dos superintendentes Regionais de Saúde e da equipe técnica do ICEPi.

 

Secom-ES

Os programas integrados de residência médica em saúde contam atualmente com 168 residentes em formação

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.