Segunda-Feira, 29 de abril de 2024

Empresários defendem em Brasília retomada da indústria e geração de emprego

Publicado em 09/12/2021. https://jornalterral.com.br/t-vlk

Findes

Empresários do Espírito Santo foram a Brasília participar de encontro com o presidente Bolsonaro e ministros

Empresários capixabas viajaram a Brasília para discutir a retomada da indústria e a geração de emprego. Eles participaram na terça-feira (7) de um almoço com ministros e o presidente da República, Jair Bolsonaro, e disseram que o Brasil não voltará a crescer mais de 3% ao ano de forma sustentada sem uma indústria forte, competitiva, sustentável e internacionalizada.

Uma comitiva de representantes capixabas, liderada pela Findes, participou do encontro, que teve o objetivo de apresentar propostas para a redução do Custo Brasil, ou seja, para o aumento da competitividade do setor. Na avaliação da presidente da Findes, Cris Samorini, enquanto o país não atacar esse problema vai continuar desperdiçando oportunidades.

“Por ano, o país perde R$ 1,5 trilhão com o Custo Brasil. Estamos diante de um problema histórico e que tira a competitividade dos nossos negócios. A convergência do setor produtivo e do poder público é essencial para superar essa agenda, e o encontro da CNI demonstra o compromisso da indústria em prol do desenvolvimento do país”, disse Cris Samorini.

Fizeram parte da comitiva da Findes os empresários: Bruno Rangel, presidente do Sindimol; Zeca Zanandréa, presidente do Sinprocim; Luis Cordeiro, presidente do Sindifer; Paulo Vieira, presidente do Sinvesco; Djoki de Almeida Pereira, presidente do Sindimóveis; e Gabriel Muniz, presidente do Sindimassas.

Também foram ao evento: Armando Amorim, presidente do Sindipapel; Fernando Otávio Campos, vice-presidente da Findes e presidente do Consurt; Antônio Nicola, presidente do Sindmadeiras; Ed André, presidente do Sindirochas; e Flávio Rocha, presidente do Sinvestv.

De acordo com o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, a economia está praticamente estagnada e o resultado é consequência da baixa competitividade e da má qualidade da tributação no país.

Ele entregou ao presidente Bolsonaro um conjunto de 44 propostas para a retomada da indústria e geração de emprego. O documento foi elaborado com base em subsídios das federações, associações, MEI e de reuniões com empresas coletados durante o ano e refinados em reuniões dos Fóruns e Conselhos Temáticos da CNI e do FNI.

O presidente pegou o caderno com propostas e entregou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a quem deu a missão de analisá-las e implementá-las. O presidente da CNI explicou que, nos últimos 10 anos, o setor agropecuário cresceu a uma taxa média anual de 3% ao ano.

“O desempenho da agropecuária tem sido importantíssimo para evitar a queda do PIB brasileiro. Porém, a agropecuária não tem o poder de alavancagem da indústria, em especial da indústria de transformação. E não consegue, sozinha, puxar o resto da economia”, ponderou Robson Andrade.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.