Sexta-Feira, 19 de julho de 2024

Prefeito Bruno e deputado Lucas atraem partidos, lideranças e vereadores

Publicado em 12/04/2024. https://jornalterral.com.br/t-yaw5

Daniel Porto - TERRAL

Linhares vai eleger prefeito, vice-prefeito e 17 vereadores em outubro

O prazo de filiação para quem pretende se candidatar a vereador ou prefeito nas eleições de outubro terminou no dia 6 e serviu para mostrar a adesão da maioria dos partidos, lideranças e vereadores ao prefeito Bruno Marianelli (Republicanos) e ao deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), indicando possível polarização na disputa pela prefeitura.

Também houve movimentação, porém, menos intensa, em torno do empresário Maurinho Rossoni, do PL, partido do ex-presidente Bolsonaro, e da federação PT, PV e PCdoB, liderada pelo presidente Lula, que planeja lançar José Carlos Elias a prefeito, caso não haja restrição legal. PL e PT apostam na “nacionalização” do pleito para impulsionar suas possíveis candidaturas.

O prefeito Bruno contabiliza o apoio de 12 vereadores e do MDB, PSD, DC e PP; Lucas conta com cinco vereadores e o PSB, PSDB e União Brasil. Ambos terão ainda o apoio de outras siglas e já contam com o empenho de diversas lideranças. A disputa em Linhares em outubro será para prefeito, vice-prefeito e pelas 17 vagas na câmara.

Dos 12 parlamentares ligados a Bruno, cinco são do Republicanos: Edimar Vitorazzi, Johnatan Maravilha, Carlos Almeida, Fabrício Lopes e Juarez Donatelli; três do PSD: Messias Caliman, Therezinha Vergna e Juninho Buguiu; dois do DC: Wellington Vicentini e Urbano Dávila e dois do MDB: Roque Chile e Gilson Gatti. Os suplentes Tobias Cometti e Pâmela Maia optaram pelo MDB.

Dos cinco vereadores que apoiam Lucas, três estão no Podemos: Alysson Reis, Roninho Passos e Egmar, o Guigui. O Professor Antônio César ficou no União Brasil e Tarcísio Silva continua no PSB. Cada partido ou federação poderá lançar até 18 candidatos para vereador e precisa reunir cerca de cinco mil votos para eleger um representante.

Os vereadores Edimar Vitorazzi e Tarcísio Silva não devem disputar a reeleição. Edimar pretende apoiar o empresário Paulinho do Maracujá, que está no PSD, e Tarcísio Silva vai tentar eleger o irmão, Lulu Silva, filiado ao PSB. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral, o município conta com 120.955 eleitores, sendo 57.887 mulheres, 62.947 homens e 121 não declarados.

Os candidatos precisam ficar atentos à cota de gênero, pois pelo menos 30% das vagas devem ser reservadas para homens ou mulheres (normalmente mulheres) e 70% para o sexo oposto.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.