Sábado, 27 de abril de 2024

Atuação do terapeuta ocupacional proporciona autonomia a pacientes

Publicado em 15/10/2021. https://jornalterral.com.br/t-yb5

Divulgação

A terapia ocupacional é fundamental na reabilitação de pessoas

Como parte do processo de atenção ao paciente, a terapia ocupacional é fundamental na reabilitação de pessoas internadas que sofreram algum dano físico ou psicológico. Nesses casos, entra em ação o profissional formado na área, que teve seu dia especial na quarta-feira (13).

O terapeuta ocupacional direciona o tratamento à realização de exercícios para manutenção e execução das tarefas da vida diária que exigem desde habilidades básicas até complexas, como: alimentar-se, vestir-se, tomar banho, gerenciar finanças, fazer compras e preparar refeições.

Além disso, o trabalho do profissional envolve atividades grupais, oficinas, orientação a cuidadores e familiares, prescrição e confecção de recursos e adequação de ambiente domiciliar e laboral. A terapeuta ocupacional Elem Guimarães explica que o profissional elabora um plano de tratamento baseado nas necessidades da pessoa, analisando as capacidades psicomotoras, perceptivas, cognitivas, emocionais e sociais do paciente.

Ao todo há 29 terapeutas ocupacionais na rede do Estado, em pronto-atendimento, enfermaria, berçário, CTI, UTI (neonatal, pediátrica e de adulto), unidades semi-intensiva, hospital-dia, unidades especializadas, como unidade coronariana, isolamento, brinquedoteca hospitalar, unidade materno infantil, unidade de desintoxicação, de quimioterapia, radioterapia e hemodiálise.

De acordo com Elem Guimarães, o terapeuta ocupacional pode atuar em diversos campos de trabalho. Em contextos hospitalares visa à proteção, promoção, prevenção, recuperação, reabilitação e cuidados paliativos do indivíduo e da coletividade. Atende qualquer pessoa que apresente alterações em seu desempenho funcional ou ocupacional, de recém-nascidos a idosos.

Synara Sampaio Novais é formada há 16 anos em Terapia Ocupacional (TO) e é especialista em Saúde Mental e pós graduanda em Cuidados Paliativos. Seu conhecimento sobre a profissão veio do tio, um médico que a incentivou a estudar sobre a área.

Para Synara, a maior alegria do TO é ver um paciente que teve a rotina mudada se reorganizar. “Atendo pacientes com sequelas neurológicas, amputações, com necessidade de reabilitação pós-trauma ortopédico, entre outros, sempre dando suporte familiar e à equipe”, disse.

Synara acrescenta que tem famílias que retornam para agradecer o cuidado e até mesmo após o óbito do seu ente querido. “Ser terapeuta ocupacional proporciona amplitude de ação em tudo que diz respeito ao cuidado do indivíduo”, conclui.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.