Dados da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) mostram que o processo no Espírito Santo está cada vez mais rápido. Neste ano, a abertura de novos negócios passou a ser feita em apenas três dias.
Em todo o País, 12 estados e o Distrito Federal registram tempo similar ao do Espírito Santo para o registro de novos empreendimentos. O levantamento mostra ainda o surgimento de 3.030 empresas no estado, de janeiro a abril. Março registrou o maior número de solicitações: 989.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, a melhoria do índice reflete os resultados de esforços e iniciativas do Governo do Estado para a desburocratização de processos e consequente melhoria no ambiente de negócios do Espírito Santo.
De acordo com o presidente da Junta Comercial, Carlos Roberto Rafael, o Espírito Santo apresenta na região sudeste o melhor resultado de prazo de registro para a abertura de empresa. “A facilidade digital contribui para um ambiente de negócios competitivo para o empreendedor”, ressalta.
O subsecretário de Estado de Integração e Desenvolvimento Regional, Paulo Menegueli, destaca que a adesão dos municípios à plataforma do Simplifica-ES leva ao incremento da atividade econômica e melhoria dos resultados.
Rosilene Sant’Anna, uma das coordenadoras do Simplifica-ES, acrescenta: “Realizamos reuniões com os municípios e órgãos licenciadores para incentivá-los a melhorar os procedimentos, extinguindo as exigências redundantes. Dessa forma, alcançamos medidas inteligentes para resultados cada vez mais satisfatórios”.
Secom-ES
Levantamento mostra o surgimento de 3.030 empresas no Espírito Santo neste ano