Sábado, 27 de abril de 2024

Luiz Durão toma posse na Ales

Publicado em 05/01/2021. https://jornalterral.com.br/t-zal

Ales - Leonardo Duarte

Luiz Durão recebe a medalha Domingos Martins no grau de Grã-cruz das mãos do presidente da Ales, Erick Musso

 

A Assembleia Legislativa (Ales) iniciou 2021 com mudanças na sua composição. Nesta segunda-feira (4), a Casa realizou a solenidade de posse dos deputados Freitas (PSB), Luiz Durão (PDT) e Madureira (Patri), suplentes que foram convocados a partir da saída de parlamentares que assumiram prefeituras.

Durante a solenidade, conduzida pelo presidente da Casa, Erick Musso (Republicanos), os três suplentes prestaram o compromisso regimental de posse, prometendo defender e cumprir a Constituição e as leis estaduais, além de desempenhar fiel e lealmente o mandato confiado pelo povo capixaba.

Após o compromisso verbal, eles assinaram o documento relativo à posse e receberam a medalha Domingos Martins no grau de Grã-cruz, rito que faz parte da solenidade. Após o rito, Erick Musso (Republicanos) concedeu a palavra aos deputados recém-empossados.

Madureira declinou da palavra. Já Freitas agradeceu a Deus a oportunidade de dar continuidade ao mandato. “Estou feliz, estimulado e reafirmo meu compromisso com a governabilidade e com o nosso Espírito Santo”, disse.

No seu discurso, Durão destacou que assume o nono mandato: “Graças a Deus, sempre trabalhando com muita responsabilidade, lutando pelo desenvolvimento do Estado e atuando por aqueles que mais precisam. Essa é uma oportunidade de dar continuidade a esse esforço”, frisou.

Freitas, Durão e Madureira assumem, respectivamente, em substituição aos deputados Euclério Sampaio (DEM), Enivaldo dos Anjos (PSD) e Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos), eleitos para as prefeituras de Cariacica, Barra de São Francisco e Vitória. Os mandatos dos novos deputados terão validade até 31 de janeiro de 2023 – quando termina a atual legislatura.

Por conta das medidas de segurança sanitária impostas pela pandemia do novo coronavírus, a solenidade de posse contou com a presença de poucas pessoas em plenário. O secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz, representou o Executivo e desejou um bom mandato aos parlamentares recém-empossados.

Ao fim do encontro, o presidente da Casa falou sobre as perspectivas para 2021. “Será um ano desafiador. Estamos diante de um primeiro trimestre muito importante com um Plano Nacional de Vacinação que vai impactar nos Estados e nos municípios. Estamos atravessando uma pandemia que exige uma união de esforços”, ressaltou.

 

Ales - Leonardo Duarte

Durão assina documento relativo à posse

 

Ronaldo Almeida Campos

Prestigiando a posse: empresário Gabriel Gava, jornalista Daniel Porto,
deputados Luiz Durão e Rafael Favatto e vereador de Linhares, Roninho (DC)

 

 

Vera Pimentel

Jornalista Ronaldo Almeida Campos, empresário Gabriel Gava, jornalista Daniel Porto e deputado Luiz Durão

 

 

Deputado fala sobre prioridades do mandato

 “Já vou chegar trabalhando”. Assim, o advogado, empresário e pecuarista Luiz Durão (PDT) define o seu retorno à Assembleia Legislativa para ocupar vaga de Enivaldo dos Anjos (PSD), que assumiu a Prefeitura de Barra de São Francisco. Ele destaca que a sua caminhada na política faz uma grande diferença, dispensando qualquer tipo de adaptação aos processos do legislativo.

Com relação às agendas prioritárias, Durão aponta a área da saúde, especialmente por conta da pandemia do novo coronavírus, como um tema que vai seguir exigindo bastante atenção na política. “Todo tipo de agenda que chegue ao legislativo para melhorar a saúde pública terá a minha atenção e esforço”, afirma.

Ainda sobre a pandemia, destaca a delicada situação da economia. “Amargamos um aumento no desemprego e vimos 3 mil empresas fecharem as portas no Espírito Santo. Mas vejo com bons olhos a condução feita pelo governador Renato Casagrande e sua equipe, pois eles priorizaram a preservação das vidas”, avalia.

Natural de Linhares, Luiz Durão tem 73 anos e assumiu vários cargos eletivos: foi vice-prefeito e prefeito de sua cidade natal, administrador de Rio Bananal, deputado estadual e deputado federal. Nas eleições de 2018 recebeu 17.820 votos e ficou na primeira suplência na coligação PSD-DEM-PDT-PPL.

A partir de suas experiências em cargos eletivos, o empresário enaltece a importância da política, da participação e de escolhas conscientes. “O tempo em que as pessoas diziam não gostar de política já passou, porque tudo gira em torno dela, e é responsabilidade de cada um de nós elegermos representantes preparados e comprometidos com o crescimento do Brasil”. Confira a entrevista:

 

– O senhor já tem experiência no legislativo como deputado estadual. O que traz dessa experiência para o mandato atual?

– É verdade. Já fui prefeito, vice, deputado federal e estadual e entro agora no nono mandato com uma experiência que certamente agrega muito ao Poder Legislativo, pois já vou chegar trabalhando, sem precisar passar por aquele período inicial de adaptação. Atuo principalmente em áreas como saúde, segurança, educação e agricultura, em que os projetos nunca se esgotam, e pretendo seguir nessa linha, melhorando a qualidade de vida de todos os cidadãos do Estado.

 

– Quais são as principais agendas de trabalho e que devem ser mantidas no próximo ano?

– Estamos passando por um período complicado de pandemia e todo tipo de agenda que chegue ao legislativo para melhorar a saúde pública terá a minha atenção e esforço. Durante os meus mandatos, sempre destinei emendas para hospitais filantrópicos e instituições de atenção à saúde de forma geral e seguirei atuando para que esses espaços sejam cada vez melhores e atendam com excelência o povo capixaba.

 

– Como avalia o atual cenário econômico e político do estado e como esse interfere no mandato parlamentar?

– O ano de 2020 foi totalmente atípico, pois ninguém esperava passar por uma pandemia. O mercado, que dava sinais muito tímidos de melhora nos últimos anos, se tornou volátil e vulnerável diante de tantas incertezas: amargamos um aumento no desemprego e vimos 3 mil empresas fecharem as portas no Espírito Santo.

Mas vejo com bons olhos a condução feita pelo governador Renato Casagrande e sua equipe, pois eles priorizaram a preservação das vidas, e o apoio dos deputados estaduais, que votaram rapidamente todos esses projetos; tudo isso foi imprescindível para que o estado se mantivesse de pé.

 

– Quais são as perspectivas futuras para o estado e de que forma seu mandato parlamentar pode contribuir para alcançá-las?

– Estou muito animado com a chegada da vacina ao Espírito Santo, pois acredito que será um divisor de águas para voltarmos à vida normal e restabelecermos a economia, voltando a gerar mais emprego e renda para o povo capixaba.

 

– Como o senhor vê a grande polarização política que vivemos atualmente no Brasil e de que forma o representante político deve lidar com ela?

– Quem me conhece sabe que não sou um político de meio-termo. Para mim, essa polarização é uma forma de ficar em cima do muro e votar conforme o que melhor lhe convém, e eu não sou esse tipo de político. Para mim, existem apenas dois lados, o certo e o errado, e você tem que tomar as suas decisões visando sempre ao bem da coletividade.

 

– A política, de forma geral, está passando por um processo de ressignificação. Como fazer dela um caminho para uma sociedade mais justa?

– Ouvindo a população, ampliando as audiências públicas e incluindo o tema política em todas as rodas de conversa. O tempo em que as pessoas diziam não gostar de política já passou, porque tudo gira em torno dela, e é responsabilidade de cada um de nós elegermos representantes preparados e comprometidos com o crescimento do Brasil.

 

Márcio Adriano Guidolini

Durão destaca que a sua caminhada na política faz uma grande diferença

 

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.