Por Itamar Gurgel
Fotos: Divulgação
Gramado conquistou fama e prosperidade por meio de eventos realizados nos últimos anos
Destino mais cobiçado e sonhado pela maioria dos brasileiros, Gramado (RS) conquistou fama e prosperidade (em especial) por meio dos inúmeros eventos realizados nos últimos anos. Tenho acompanhado essa evolução desde 1987 com a minha família e destaco que o crescimento do turismo numa cidade depende não somente de uma boa gestão pública, mas também de empresários comprometidos com o sucesso coletivo e não somente o seu.
Liderando um grupo de jornalistas e influencers, preparamos uma série de reportagens, contribuindo para a continuidade desse progresso. Nos últimos 35 anos sempre me envolvi e fiz parte desse sucesso. Numa entrevista de TV fui perguntado sobre qual a melhor época de ir a Gramado e respondi sem pestanejar: “Em todas as estações do ano”. Em qualquer época o visitante se encanta com tudo que vê.
Gramado encanta em todas as estações do ano
Festuris serve de inspiração e motivação para consolidar carreiras
O festival é um importante negócio turístico das Américas
Ao longo de suas mais de 30 edições, o Festuris – Feira Internacional do Turismo de Gramado tem se caracterizado como um encontro de negócios, divulgação de destinos, debates sobre temas importantes do setor e valorização de carreiras. Muitos profissionais que passaram pelo evento encontraram nele oportunidades, relacionamentos, direcionamento da carreira e conhecimento do setor, exemplos e motivação para empreender.
Em contagem regressiva para completar 35 anos, o importante negócio turístico das Américas lançou nas redes sociais a campanha “Festuris na Minha Vida”, na qual divulga histórias de pessoas que participaram do festival. Confira em @festurisgramado, por exemplo, o caso de Fabianna de Moura Carneiro, da FC Viagens Personalizadas, que encontrou a inspiração necessária para a consolidação de sua carreira.
A empresária criou uma empresa de turismo que tem como foco realizar um trabalho que proporcione aos clientes atendimento mais pessoal, dedicando a cada um deles a atenção e cuidado necessários. Fabianna ressalta que, ter conduzido o Festuris dentro da Tam durante tantos anos foi extremamente enriquecedor para a sua vida profissional.
“Estando sempre na linha de frente, pude viver inúmeras experiências, aprendendo e me desenvolvendo com cada uma delas. Hoje, como agente de viagens, tenho oportunidade de estar com fornecedores de primeira linha, e isso me abre um leque de possibilidades junto aos meus clientes, agregando valor ao meu trabalho e a minha empresa”, acrescenta.
É tempo de hortênsias na Serra Gaúcha
Uma das atrações da Serra Gaúcha é o passeio no equipamento turístico Bondinhos Aéreos
Quando o assunto é verão, muitas pessoas pensam automaticamente em praia, calor e mar. Porém, existe um roteiro que tem sido muito desejado por turistas: a Serra Gaúcha, com suas temperaturas mais amenas, paisagens deslumbrantes e até com um mar, mas um mar de flores azuis, as famosas hortênsias, que florescem em novembro e permanecem exuberantes até fevereiro/março, para encanto dos visitantes.
As flores se apresentam nas cores azul, rosa, branca e lilás, sendo realmente um espetáculo à parte na região, onde a atração maior é a natureza. Dentro do Parque da Serra Bondinhos Aéreos, em Canela, a flor se adaptou muito bem e tem proporcionado um cenário dos sonhos nesta época do ano. Localizado numa região de rara beleza, entre montanhas e vales, no município de Canela/RS, o lugar apresenta uma rica e diversificada fauna e flora.
Uma das atrações é o passeio no equipamento turístico Bondinhos Aéreos. Nele, num percurso suspenso de 840 metros é possível admirar belas paisagens, contemplar hortênsias na sua estação preferida e ver bem de perto e do alto a Cascata do Caracol.
Brocker Turismo aponta grandes expectativas no setor de eventos
O Pé da Cascata Explorer é ótima opção para eventos sociais
O setor de eventos é responsável por mais de 4% do PIB brasileiro e foi um dos mais prejudicados na pandemia, diminuindo o faturamento em torno de R$ 230 bilhões em 2020 e 2021. As perspectivas agora são bem melhores e o segmento estima um crescimento de 20% neste ano. Operadora de turismo receptivo na Serra Gaúcha, a Brocker Turismo aponta investimentos em tecnologia e sustentabilidade no período pós pandemia.
A Brocker fará investimentos em novo sistema para dinamizar o tempo e a estrutura de trabalho, além de site mais moderno e seguindo tendências que facilitem e agilizem as vendas. Também estão previstas viagens de capacitação em eventos nacionais e internacionais, e captação de mercados e novos segmentos.
Entre os destaques está o projeto Mice² Connections, que acontecerá neste semestre, mobilizando 4 ou 5 grupos de Fantours da área turística, para vivenciarem experiências na Serra Gaúcha. “Além do projeto, pretendemos continuar a nossa expansão para Santa Catarina e Paraná, fortificando o trabalho e realizando pelo menos um Fantour por ano nesses estados”, afirma Amanda.
Outra meta da Brocker é intensificar o trabalho com o Pé da Cascata Explorer, ótima opção para eventos sociais, que devem ser organizados por cerimonalistas e empresas identificadas com o setor.